notícias

Sexta-feira tem teatro de graça em Perdizes-MG

Nesta sexta-feira tem teatro de graça na praça Governador Valadares em Perdizes-MG

Grupontapé de Teatro retorna à cidade com atividade formativa e o 
espetáculo Balaio Popular para a população.


Depois de se apresentar em Perdizes-MG, pela primeira vez, em dezembro do ano passado, o Grupontapé de Teatro, de Uberlândia-MG, retorna à cidade, nesta sexta-feira (17/05), para promover um dia cultural e de muito aprendizado, na Praça Governador Valadares. 

Das 15 às 17 horas, o Grupo realizará a 'Roda de Danças Circulares, uma atividade formativa aberta à população e para servidores da Secretaria Municipal de Educação. Conduzido pela atriz e focalizadora de danças circulares, Katia Lou, o evento tem como objetivo compartilhar com o público participante uma roda de danças circulares, que foi usada como linguagem de pesquisa para a criação do espetáculo 'Tempo de Águas do Grupontapé.

'A dança é uma das mais importantes atividades simbólicas humanas e pode ser considerada uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade. Em todos os tempos e para todos os povos, ela sempre foi expressão de experiências que transcendem o poder das palavras. Na dança, através dos gestos e movimentos, o homem busca dizer o indizível, conhecer o desconhecido, estar em relação com os outros e com o profundo mistério da existência. As Danças Circulares são uma expressão artística que sempre esteve presente na história da humanidade - nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera, morte - e refletiam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas, explica Katia Lou.

Em seguida, às 19h30, a trupe apresentará o tradicional espetáculo do Grupo: 'Balaio Popular. 'Será um prazer retornar à Perdizes para apresentarmos a peça. Infelizmente, a primeira vez que estivemos na cidade a chuva atrapalhou a conclusão do espetáculo, mas agora estamos muito entusiasmados para entrar em contato com o público perdizense, comenta a diretora do Grupontapé, Katia Bizinotto. 

O espetáculo

Concebido na linguagem do teatro de rua, para toda a família, o espetáculo Balaio Popular une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte-MG, e grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular. 

'Balaio Popular é um espetáculo que diverte e emociona e que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro. A peça acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração. 

A ida do Grupo a Perdizes faz parte do Projeto: Manutenção do Grupontapé de Teatro e Atividades Complementares, aprovado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais que conta com o patrocínio da empresa Bem Brasil. 

Ficha Técnica 'Balaio Popular
Roteiro: Katia Lou
Direção: Fernando Limoeriro
Elenco: Bia Pantaleão, Cássio Machado, Juliana Nazar, Fábio Tanus e Welerson Filho.
Duração: 30 minutos

Serviço:
O quê: Grupontapé em Perdizes-MG
Quando: 17 de maio de 2019
Onde: Praça Governador Valadares
Horários: Workshop: 15 às 17 horas | Espetáculo: 19h30

agenda de eventos

Nenhum registro encontrado.

twitter

Newsletter

Receba nosso informativo em seu e-mail.

clientes

Se soubéssemos que o serviço da MF Comunicação era tão perfeito, teríamos fechado essa parceria há mais tempo. Parabéns pelos serviços prestados a nossa empresa.

Charles Drake Guimarães Gonçalve

A i9 Uberlândia passou a ter muito mais visibilidade como uma entidade, após os trabalhos realizados pela MF Comunicação. Sempre prestativa e muito integrada com toda a diretoria da entidade, a MF tem cumprido com muita seriedade o trabalho de assessoria da i9 reforçando nosso nome e posicionamento como representantes das ações de inovação e tecnologia da nossa cidade e região.

Robson Xavier