notícias

Peça infanto-juvenil abre Citu de setembro

Peça voltada para o público infanto-juvenil abre os espetáculos de setembro do CITU

'O Dia de Alan estará em cartaz nos dias 07 e 08 de setembro, no teatro da Escola Livre, em Uberlândia-MG.

A rotina de um aluno diferente chamado Alan é o tema da peça que estará em cartaz no Circuito Independente de Teatro de Uberlândia, no próximo fim de semana. 'O Dia de Alan do grupo Pim Bem Bum! será apresentado nos dias 07 e 08 de setembro, no teatro da Escola Livre do Grupontapé, na rua Tupaciguara, 471, bairro Aparecida. 

O espetáculo, que surgiu a partir do texto original de Vladimir Capella, traz questões pertinentes à pesquisa do diretor sobre o Teatro Infantojuvenil da atualidade e a questões intrínsecas à docência, em especial de Artes-Teatro, como, por exemplo: a exploração de temas tabus ou temas transversais da educação - em criações artísticas, com a apropriação da sala de aula como lugar teatral, as potencialidades da precariedade material no fazer teatral, entre outros.

Ambientada em grande parte numa sala de aula, a peça conta a história de Alan, um garoto que se apresenta diferente das demais crianças de sua escola, sofrendo, por isso, bullying. 

'A ideia era que construíssemos um espetáculo que se passasse na própria sala de aula, e que pudesse circular pelas escolas públicas de Uberlândia, aproximando o evento teatral do espaço escolar, e tornando o público co-criador daquele. Tratava-se, portanto, de uma oportunidade de abordar a escola como local de integração de membros de diferentes agrupamentos e/ou comunidades, promovendo o reconhecimento dos seres humanos como semelhantes em suas naturezas, mas também como diferentes, a partir de suas origens e modos de vida. Ou, em outras palavras: promover por meio do discurso artístico uma cultura de convivência respeitosa com a diversidade, explica o diretor da peça, Lucas Larcher.

O espetáculo surge no segundo semestre de 2017, quando o diretor, que também é professor de teatro, Lucas Larcher, esteve à frente da montagem final do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como responsável por conduzir aquele processo de criação.

Tendo sido contemplado por alguns editais de fomento à criação e à produção artística, o espetáculo já circulou por algumas escolas públicas de educação básica de Uberlândia, nos anos de 2018 e 2019, incorporando em seu elenco atores e atrizes que não participaram da montagem original, mas que colaboraram com as pesquisas cênicas até então realizadas. E, se aventura, agora, a se recriar no espaço cênico italiano para as apresentações do CITU!
O Grupo

O grupo Pim Bem Bum! de Teatro surge no segundo semestre do ano de 2017, em meio à montagem do espetáculo 'O dia de Alan, no contexto das disciplinas Estágio Supervisionado de Atuação em Espaços Escolares e Praticas Teatrais I, no curso de graduação em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Já no ano de 2018, deu continuidade a seus trabalhos, por meio da circulação do espetáculo supracitado por escolas públicas de educação básica de Uberlândia. Temporada viabilizada pelo Projeto Institucional de Apoio à Cultura Estudantil (PIAC) da UFU, e ganhou novos integrantes no elenco da produção, que vieram colaborar com as pesquisas cênicas até então realizadas.

Em 2019, o grupo se consolida como espaço de pesquisa e criação, ganhando, mais uma vez, o apoio do PIAC UFU, levando o espetáculo 'O dia de Alan a outras escolas de Uberlândia, no primeiro semestre; e do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), por meio do Fundo Municipal de Cultura, permitindo que este projeto tenha continuidade no segundo semestre. 

De modo geral, o grupo centra suas investigações e criações na interlocução dos interesses artísticos de seus membros, com foco especial em produções infanto-juvenis, e nas relações de ensino-aprendizagem-criação em Teatro, mediante as diferentes manifestações cênicas que coexistem no panorama atual.

FICHA TÉCNICA
O dia de Alan Texto Original: Vladimir Capella Adaptação: Rafael Lorran Direção: Lucas Larcher Assistente de direção: Roberta Liz Elenco: Isabela de Abreu, José Venâncio, Roberta Liz, Thiago Fernandes, Wesley Nunes e Yuri Leite Caracterização: Lucas Larcher Cenografia: Edu Silva 
Luz Cênica: Camila Tiago e Tamara dos Anjos Produção: Camila Amuy, Lucas Larcher, Roberta Liz e Thiago Fernandes Fotografia: Doo Fotografia Apoio: Curso de Teatro UFU.

Serviço
O quê: Espetáculo 'O dia de Alan
Quem: Grupo ou Artista: Grupo Pim Bem Bum! de Teatro
Quando: Datas das apresentações no CITU 2019: 07 e 08/09 
Horário: sábado e domingo às 19h
Onde: Teatro da Escola Livre do Grupontapé
Gênero: Infantojuvenil
Classificação etária: 10 anos
Contato: Camila Amuy | 34 999924008 |camilaamuy@gmail.com 

agenda de eventos

Nenhum registro encontrado.

twitter

Newsletter

Receba nosso informativo em seu e-mail.

clientes

Se soubéssemos que o serviço da MF Comunicação era tão perfeito, teríamos fechado essa parceria há mais tempo. Parabéns pelos serviços prestados a nossa empresa.

Charles Drake Guimarães Gonçalve

A i9 Uberlândia passou a ter muito mais visibilidade como uma entidade, após os trabalhos realizados pela MF Comunicação. Sempre prestativa e muito integrada com toda a diretoria da entidade, a MF tem cumprido com muita seriedade o trabalho de assessoria da i9 reforçando nosso nome e posicionamento como representantes das ações de inovação e tecnologia da nossa cidade e região.

Robson Xavier