Há como evitar rinite e sinusite nessa época do ano?
É difícil, pois é um quadro alérgico, e qualquer mudança climática ou exposição a poluentes, provoca a crise. Mas manter ambientes arejados, limpos, sem acúmulo de umidade e mofo ajudam a evitar. Lavar as narinas com soro fisiológico %u2013 que hidrata as narinas, facilitando a limpeza nasal-, também é uma atitude preventiva. Quanto à sinusite, pode ser um quadro alérgico, bacteriano ou virótico, difícil de evitar. O ideal é cuidar da rinite e dos quadros gripais com boa hidratação e limpeza nasal, assim evita-se a sinusite.
Quais são os cuidados básicos que devemos ter com a saúde no inverno?
Procurar ter uma boa alimentação rica em frutas amarelas que contêm vitamina C e se hidratar bastante. Além disso, continue com as atividades físicas, que mantêm a imunidade alta, e deixe os ambientes abertos e ventilados. Os idosos e as crianças devem ser vacinados contra a gripe.
Dentro de casa quais atitudes devem ser tomadas?
O certo é manter a casa sempre ventilada, com as janelas abertas o suficiente para iluminar o ambiente e permitir a renovação do ar, pois uma casa com muitas pessoas favorece a distribuição de partículas de vírus e de bactérias. Na tosse, caso alguém esteja doente, e se estiver tudo fechado, a contaminação é mais fácil. Quanto mais aberta e com luz do sol ou claridade, mais fácil será manter o ambiente livre de doenças.
Os idosos precisam ter mais cuidados com a gripe nessa época do ano?
Com certeza, pois o sistema imunológico é mais fraco. Por isso, a necessidade da vacinação, pois é um reforço do organismo, para evitar a gripe, a pneumonia e até a internação. Lembrar que o idoso, geralmente, tem outras doenças debilitantes, como asma grave, doença do refluxo e diabetes. Essas doenças facilitam quadros graves de gripe e com evolução à pneumonia.
A famosa 'friagem%u201D e o sereno devem ser evitados? Eles causam alguma doença?
A friagem leva à redução da temperatura e com isso diminui o movimento ciliar (movimento dos pelos do nariz e dos brônquios), facilitando a entrada dos vírus e bactérias. Por isso, devem ser evitados.
Qual é a diferença entre gripe e resfriado?
Gripe é grave e é causada pelo vírus Influenza, que leva à queda severa da imunidade, podendo evoluir para a pneumonia e até internação. Clinicamente os sintomas são tosse intensa, febre, debilidade, desidratação, falta de ar, piora de asma e da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), se tiver. Resfriado é apenas uma coriza, dor leve ao deglutir, mal-estar, febrícula, que dura poucos dias e passa rápido, com boa evolução clínica. Nos dois casos o paciente deve procurar um médico logo, mas a gripe, principalmente, devido à gravidade e possibilidade de evoluir para a pneumonia.
Qual deve ser a temperatura da água durante o banho para evitar danos à saúde nessa época?
Recomenda-se banho com a água morna, de duração curta, para evitar grandes choques térmicos ao sair do banho.
Como proteger a garganta no frio? Usar cachecol ou lenço ajuda a proteger a garganta nesse período?
É uma proteção à grande variação de temperatura, mas a dor de garganta é consequente da baixa temperatura. O ideal é a hidratação e ambientes arejados.
Consumir alimentos quentinhos, além de esquentar o corpo, faz bem para a saúde nesse período frio?
Comidas quentes, geralmente, hidratam e são feitos de alimentos ricos em vitaminas e proteínas, como as sopas, e preparam o organismo para grandes variações de temperatura ambiental. Com isso ajudam o corpo, e juntos com outros fatores, contribuem para evitar a queda do organismo frente ao vírus ou bactéria. São alimentos que dão mais resistência.