Jornada cultural circula no interior de MG

Grupontapé de Teatro leva II Jornada de Produção e Gestão Cultural para o interior de Minas Gerais 

Evento, que já percorreu algumas cidades do estado, propõe reflexão sobre a sustentabilidade de grupos e artistas de cultura no interior do estado.


O Grupontapé de Teatro, de Uberlândia-MG, circulará, em julho, por três cidades mineiras com o projeto 'II JORNADA DE PRODUÇÃO E GESTÃO CULTURAL - BALAIO POPULAR %u2013 CIRCULAÇÃO E COMPARTILHAMENTO%u201D. Os municípios que receberão o evento são: São João Del Rei (entre os dias 01 e 03), Divinópolis (dia 04) e Uberaba (dias 15 e 16).  

Os eventos são gratuitos e fazem parte do projeto aprovado pelo Edital do FUNDO ESTADUAL DE CULTURA de Minas Gerais de 2015 com a intenção de levar, a cada cidade, a apresentação do espetáculo BALAIO POPULAR e o COMPARTILHAMENTO com três palestras. 'As explanações vão se basear em três eixos temáticos sendo eles: 1º) A cultura como fator estratégico do desenvolvimento, conduzido por Rubem dos Reis; 2º) A eficiência como âncora de sustentabilidade, conduzido por Katia Bizinotto e 3º) Teatro aplicado: sustentabilidade e desenvolvimento humano, conduzido por Katia Lou%u201D, informa uma das diretoras do Grupontapé e coordenadora do projeto, Katia Bizinotto.

Os palestrantes são membros do Grupontapé de Teatro: o produtor e atual vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura de MG, Rubem dos Reis, e as diretoras e atrizes Katia Bizinotto e Katia Lourenço. 'Nós abordamos desde a transversalidade da cultura e o seu potencial de estímulo ao desenvolvimento, passando pelos conceitos de negócio cultural, a importância de um pensamento e gestão estratégica voltada para gestores, grupos artísticos e o resultado da vivência de 21 anos do Grupontapé de Teatro%u201D, detalha Katia Bizinotto.

Segundo Katia Bizinotto, a intenção desse projeto é levar para as cidades do interior, um evento que promova a reflexão e o debate a respeito do fenômeno da economia da cultura ou economia criativa e as possibilidades que se apresentam a partir daí para a manutenção dos grupos culturais e para o desenvolvimento social e econômico dessas cidades, além do uso de ferramentas de gestão para tentar garantir a eficiência dos processos de grupos e ações culturais. 

Katia Bizinotto explica que o Grupo ofereceu a primeira oficina de teatro em 1998, em 2001 criou a Escola Livre do Grupontapé que oferece cursos de teatro em Uberlândia, mas, em 2014, percebeu que era o momento de propor um projeto específico para compartilhar com outras pessoas ligadas à área cultural o aprendizado acumulado de quase 22 anos de existência: 'Compreendemos que criatividade não falta aos artistas interioranos, o que precisa é nos estruturarmos melhor para possibilitar para que a cultura seja vista como fator de desenvolvimento humano e econômico%u201D, finaliza a coordenadora do evento.

Jornada de Produção
Para participar das palestras oferecidas pela Jornada, a pessoa precisa inscrever-se. A inscrição é gratuita e segue até completar todas as vagas disponíveis para cada localidade.

O espetáculo BALAIO POPULAR será aberto ao público. 

Serão emitidos certificados para quem fizer a inscrição.

A ficha de inscrição está disponível no site do Grupontapé: www.grupontape.com.br.


SERVIÇO 
O quê: II Jornada de Produção e Gestão Cultural %u2013 Balaio Popular - Compartilhamento
Quando: Mês de Julho
Onde:  São João Del Rei-MG, Divinópolis-MG e Uberaba-MG 

Cliqueperformance vai a Congresso na Bolívia

Optar por uma alimentação saudável pode amenizar o impacto no bolso do consumidor

Sicoob Cred UFu faz ação no IFTM

De grillz a piercings: especialista explica cuidados necessários com acessórios bucais

assine nossa newsletter