Grupontapé traz ator do Galpão a Uberlândia

Eduardo Moreira do Grupo Galpão de Belo Horizonte-MG estreia espetáculo 'Danação%u201D em Uberlândia-MG

A Escola Livre do Grupontapé de Teatro recebe o espetáculo que ficará em cartaz nos dias 03 e 04 de dezembro.


Um homem, diante de uma plateia, narra memórias do tempo em que viveu dentro do coração de uma mulher: chegou nesse lugar despencando e lá conviveu com uma menina, que se escondia da morte. Este é o mote de 'Danação%u201D, peça que estará em cartaz, nos dias 03 e 04 de dezembro, sempre às 20 horas, na Escola Livre do Grupontapé de Teatro, na Rua Tupaciguara, nº 471, no Bairro Aparecida em Uberlândia-MG. 

O espetáculo leva, pela primeira vez, ao palco em uma atuação solo, o ator Eduardo Moreira (do Grupo Galpão de Belo Horizonte-MG), sob direção de Marcelo Castro (Grupo Espanca - também da capital mineira) e Mariana Maioline. O texto da peça, escrito pelo dramaturgo belorizontino Raysner de Paula, apresenta-se como uma prosa poética que evoca imagens e metáforas para criar o percurso narrado por esse homem, num fluxo descontínuo: em cena, além de dar corpo de voz a todos os personagens dessa fábula, o homem percorre diversos caminhos para contar sua história, como quem arma um jogo de quebra-cabeça com suas lembranças.  

Criado ao longo de quatro meses de ensaio, 'Danação%u201D começou a ser imaginado em 2014, quando Eduardo foi convidado pelo autor do texto para fazer a sua leitura dramática no projeto 'Janela de Dramaturgia%u201D. Desde então, o desejo de materializar essa ideia teatral ganhou contornos e agregou os artistas Marcelo e Mariana, que assumiram a direção da peça. Apesar desses artistas já terem se encontrado em outros trabalhos, é a primeira vez que os quatro elaboram, juntos, uma obra teatral. O cruzamento dessas distintas trajetórias foi um dos pontos altos desse processo criativo. 

A montagem do solo partiu de dois princípios: o desejo de que as palavras do texto se fizessem vivas e tocassem a carne do espectador; e a criação de um vazio teatral, um espaço magicamente vazio que se preenche com a imaginação da plateia. 

O texto do espetáculo foi escrito com o desejo de dialogar com a poesia do Manoel de Barros e com os universos fabulados pelos escritores João Guimarães Rosa, Mia Couto e Adriana Falcão. 

'Danação%u201D aposta no ato narrativo (palavra ação) por acreditar na potência da escuta, no ato de imaginar (e partilhar) outras formas de realidade; outras formas de habitar a vida (e a morte) e de enxergar os limiares entre o real o surreal. A peça faz um pacto com o espectador, conferindo-lhe autonomia para construir diversas imagens durante o desenvolvimento da narrativa. 'É um convite ao público para confabular junto, em um exercício de imaginação que é, também, uma forma de resistência, frente a todo embrutecimento das capacidades sensíveis que estamos submetidos atualmente%u201D, reforça Marcelo Castro. 

Parceria com o Grupontapé de Teatro 

Segundo a atriz do Grupontapé de Teatro, Katia Bizinotto, essa parceria com o Grupo Galpão e, especialmente, com o Eduardo Moreira, que dirigiu o espetáculo do Grupo uberlandense 'Por de dentro%u201D, foi mais forte que o valor do cachê previsto no projeto. 'Temos a convicção de que o elo dos Grupos e artistas está mesmo na generosidade e nas trocas, porque os recursos mesmo estão cada vez mais escassos%u201D, argumenta.  'Unimos o desejo dele de vir apresentar em Uberlândia e nós o desejo de receber o espetáculo em nosso espaço. E isso se tornou possível também, porque previmos um pequeno recurso para espetáculos convidados no projeto de manutenção do espaço por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Esperamos que o público aproveite%u201D, finaliza. 


Serviço:
O quê: Apresentação da peça teatral 'Danação%u201D
Quando: 03 e 04 de dezembro
Horário: Sempre às 20 horas
Onde: Escola Livre do Grupontapé de Teatro. Rua Tupaciguara, nº 471. Bairro Aparecida. Uberlândia-MG.
Quanto: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). 

Falsa Cia. de Teatro estreia peça

Trupe de Truões lança vagas de trabalho

Phoenix coloca ambulâncias patriotas nas ruas

Especialista alerta para riscos de doenças do ouvido durante as férias de verão

assine nossa newsletter