Uberlândia-MG terá três representantes no Conselho Estadual de Política Cultural para o próximo biênio (2017/2018)
Eleição foi pelo voto popular via internet.
A cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, terá três representantes no Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais %u2013 Consec-MG para o próximo biênio 2017/2018: o músico Ênio Bernardes representará a música como membro suplente; a presidente da Comissão de Cultural da Ordem dos Advogados do Brasil %u2013 13ª Subseção %u2013 OAB Uberlândia, Katia Bizinotto, atriz co-fundadora do Grupontapé de Teatro, assumirá, como titular, a cadeira de 'Entidades de Trabalhadores e Entidades Empresariais%u201D e o dançarino Alexandre Molina foi reconduzido como titular pelo próprio Consec, no segmento 'Dança%u201D. A eleição foi realizada em todo o estado, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, via internet. Todos os cidadãos portadores do título de eleitor registrados em Minas Gerais puderam votar.
O pleito foi marcado pela democratização na participação popular e pelo recorde de votação. Sabendo da importância desse espaço de reflexão sobre políticas públicas da cultura, a sociedade correspondeu às expectativas e participou ativamente da eleição. Ao todo, 4269 cidadãos %u2013 número recorde desde a criação do Consec %u2013 oriundos de 212 municípios mineiros escolheram representantes para os 14 segmentos culturais. A renovação de 64% entre os titulares da sociedade civil e a imensa participação dos cidadãos no segmento de cultura afro-brasileira %u2013 a mais expressiva, que contabilizou 911 votos - também foram fatores de destaque da eleição, totalmente feita pela internet. O resultado foi divulgado na 19ª reunião do Conselho, realizada nesta segunda (19), e a publicação no Diário Oficial do Estado acontece nesta quarta (21).
O Consec
O Consec é um órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento superior da Secretaria de Estado de Cultura que auxilia na criação de condições para que todos mineiros exerçam seus direitos culturais e tenham acesso aos bens culturais.
Devido à sua composição paritária, o Consec atua como uma instância da sociedade civil junto ao poder público. Compete ao Conselho: acompanhar a elaboração e a execução do Plano Estadual de Cultura; manter instâncias de discussão com as associações representativas de artistas e produtores culturais; contribuir para a integração entre os órgãos públicos e entidades do setor cultural; manifestar-se sobre programas regionais de incentivo, gestão de acervos culturais entre outros.
O Conselho é formado por representantes dos segmentos: Audiovisual e Novas Mídias; Culturas Populares Tradicionais e Folclóricas; Culturas Afrobrasileiras; Dança; Circo; Design e Moda; Entidades de Trabalhadores e Entidades Empresariais; Literatura; Livro e Leitura; Museus e Artes Visuais; Música; Patrimônio Material e Imaterial; Produção Cultural e Teatro.