i9 realiza palestra sobre Cidades Inteligentes

Cidades inteligentes foi tema de palestra do Happy Hour da i9 
Diretor da Zillion Tecnologia, Robson Xavier, falou sobre as oportunidades de inovação no setor da construção civil.
 
A Zillion Tecnologia, empresa associada da i9 Uberlândia, representada pelo diretor, Robson Xavier, participou, da edição do i9 Talks no Happy Hour deste mês, realizado no dia 03 de agosto, na sede da entidade.

Robson Xavier abordou o tema 'Cidades Inteligentes%u201D com foco na tecnologia BIM (Building Information Modeling %u2013 Modelagem de Informações da Construção) %u2013 e surpreendeu os participantes ao apresentar as inúmeras possibilidades e oportunidades que a inovação está proporcionando às empresas, profissionais e startups da construção civil.

O que é BIM?

O BIM alinha uma série de dados produzidos por profissionais de diferentes áreas e que usam ferramentas de informática diversas. Se a possibilidade de modelagens em três dimensões continua sendo a característica mais famosa do sistema BIM, seus usos vão muito além de um efeito simplesmente estético. 'São informações que vão ficar para sempre, criando um fluxo de responsabilidades, que pode ajudar até em setores, como o de seguros, ou para pendências jurídicas', informa o diretor da Zillion, Robson Xavier. 

Com a modelagem em BIM, vários programas tecnológicos feitos para uma determinada parte da construção, como por exemplo os serviços de hidráulica, elétrica, etc., que têm objetivos diferentes, conseguem 'conversar%u201D entre si e é possível gerar soluções integradas automaticamente para uma determinada produção. 'Quando um encanamento previsto pelo software usado pelo pessoal da hidráulica está projetado passando 'por dentro%u2019 de uma viga do desenho de engenharia estrutural, a modelagem aponta automaticamente a incoerência. Ainda mais do que isso: cada desenho pode conter dados que dão indicações sobre materiais, orçamento e cronograma%u201D, exemplifica Xavier. 

Xavier salienta que essa nova tecnologia chegou ao mercado e é indispensável a atualização por parte dos profissionais da área. 'Não temos dúvidas sobre o futuro do BIM no Brasil. É um sistema irreversível', afirma.

Participação 

O coordenador de Ecossistemas de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia-MG, Walber Schwartz, participou do encontro e elogiou a iniciativa da i9. 'Um ecossistema faz sentido, quando as pessoas se encontram e conversam para trocar informações e experiências. A i9 está cumprindo muito bem o seu papel, nesse sentido. A entidade faz um dos trabalhos mais interativos para o ecossistema de inovação e essas conexões geram ideias e projetos%u201D, ressaltou. 

Segundo Schwartz, sobre a questão do tema abordado no i9 Talk, Cidades Inteligentes, é algo interessante e que já é trabalhado pela Secretaria. 'Nós já realizamos um curso sobre BIM para os nossos servidores, por meio da Escola de Governo da Secretaria Estadual de Gestão Estratégica. Participo desse evento, hoje, para me atualizar e prestigiar o Robson, que tem feito um trabalho importante de divulgação dessa nova tecnologia. Devido a processos burocráticos impostos pelo país, o setor público enfrenta dificuldade para embarcar rapidamente nesse tipo de inovação, mas Uberlândia tem tudo para sair na frente e estamos trabalhando para isso%u201D, comentou.

O consultor de Tecnologia da Informação, Weder Nunes, foi levado ao evento pela curiosidade sobre o assunto. 'Eu trabalho com várias prefeituras da região e de outros estados. Quero me aprofundar um pouco mais nessa questão de cidades inteligentes para, quem sabe, agregar mais um negócio à prestação de serviço que ofereço. Parabenizo a i9 pelo evento. Foi uma ótima oportunidade para encontrar as pessoas e falar de negócios%u201D, declarou.


Diagnóstico precoce facilita a cura do câncer do intestino

Phoenix cobre Campeonato de Vôlei

Grupontapé em Barbacena-MG

Controlar a hipertensão é um grande desafio

assine nossa newsletter