Cultura como Mediadora de Conflitos é retomada

Grupontapé de Teatro retoma apresentações do projeto 'Cultura como Mediadora de Conflitos%u201D

Workshops são realizados em diversos espaços de Uberlândia-MG e região, com a parceria da OAB-Uberlândia e das instituições de ensino locais.

Já imaginou usar o teatro para mediar conflitos? O Grupontapé de Teatro de Uberlândia-MG, que tem mais de 20 anos de estrada, inspirado no modelo teatro-fórum de Augusto Boal - um dos grandes nomes do teatro contemporâneo internacional-, criou o Teatro Debate que tem como objetivo utilizar o teatro para promover reflexões acerca dos mais variados conflitos, sendo essa a principal ação do mais novo projeto do Grupo denominado 'Cultura como mediadora de conflitos%u201D. Já foram realizadas até o momento 08 apresentações, reunindo um público de 800 pessoas cidade de Uberlândia, sendo que uma delas foi com o tema da alienação parental no salão do júri, no Fórum de Uberlândia, numa parceria com o Ministério Público Estadual.

Serão realizadas mais três apresentações em Uberlândia, sendo uma na Universidade Federal de Uberlândia - UFU em parceria com a PUC Minas e duas na Escola Livre do Grupontapé; as demais serão realizadas nas cidades vizinhas de Araguari-MG e Ituiutaba-MG, sendo dias 09 de novembro, em Araguari, no Salão Paroquial da Igreja Sr. Bom Jesus da Cana Verde e nos dias 26 e 27 do mesmo mês, na Universidade do Estado de Minas Gerais %u2013 UEMG, em Ituiutaba-MG. 

O projeto, aprovado em 2014 por meio da Lei Rouanet, só agora conseguiu sair do papel e ser executado. Segundo a atriz do Grupo e presidente da Comissão de Cultura da OAB, Katia Bizinotto, isso se deve à captação parcial dos recursos e também às parcerias que foram firmadas entre o Grupontapé e a sociedade civil, por meio da OAB-Uberlândia e da Comissão de Cultura da Ordem, além do apoio das instituições de ensino, principalmente, que aderiram ao Projeto. 

Ainda segundo Bizinotto, que também é uma das coordenadoras do Projeto, a ideia de propiciar que o trabalho chegue ao público em geral, mas ao mesmo tempo garantir a participação dos estudantes é uma forma de contribuir para a construção de novos paradigmas em relação à cidadania e à justiça.  'A ideia central do trabalho é mostrar que há mais de um caminho para se evitar ou minimizar os conflitos ou ainda para chegar numa condição em que o conflito seja solucionado, e o teatro nos ajuda a sair do nosso lugar e a nos colocarmos no lugar do outro. É um grande exercício para quem se coloca na cena, mas também para todos que observam, que falam ou que apenas escutam. As pessoas acabam ficando com alguma reflexão%u201D, argumenta.



Serviço:
Cultura como Mediadora de Conflitos 
%u2022 Data: 09/11/2018
Horário: 19h30
Local: Salão Paroquial da Igreja Sr. Bom Jesus da Cana Verde
Endereço: Rua José do Patrocínio, 33 %u2013 Centro
Cidade: Araguari/MG

%u2022 Data: 14/11/2018
Horário: 19h30
Local: UFU %u2013 Campus Santa Mônica  - Auditório 5R %u2013 A e B 
Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 %u2013 Santa Mônica 
Cidade: Uberlândia/MG

%u2022 Data: 26/11/2018
Horário: 19h
Local: UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais %u2013 Bloco C
Endereço: Rua Vereador Geraldo Moisés da Silva, s/n
Cidade: Ituiutaba/MG

%u2022 Data: 27/11/2018
Horário: 08h
Local: UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais %u2013 Bloco A
Endereço: Rua Vereador Geraldo Moisés da Silva, s/n
Cidade: Ituiutaba/MG

%u2022 Data: 27 e 28/11/2018
Horário: 19h
Local: Escola Livre do Grupontapé de Teatro
Endereço: Rua Tupaciguara, 471 %u2013 Aparecida
Cidade: Uberlândia/MG

As apresentações são abertas à comunidade, sujeita à lotação dos espaços.
Informações com Marisa: (34) 3213-1325


Grupontapé participará do FESTTO - Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni-MG

Phoenix cobre Campeonato de Vôlei

Cooperado da CALU investe na atividade leiteira com a assistência ATeG

Motocross e Wheeling Freestyle em Uberlândia

assine nossa newsletter