Teatro Selvagem volta à Escola Livre

Teatro Selvagem volta à agenda da Escola Livre do Grupontapé em Uberlândia-MG

Técnica estudada pelo professor de teatro, Fransérgio Araújo, será compartilhada nos dias 05 e 06 de agosto.

A Escola Livre do Grupontapé, localizada em Uberlândia-MG, abrirá as portas para as pessoas interessadas em participar de uma aula sobre 'Teatro Selvagem%u201D, nos dias 05 e 06 de agosto, das 19 às 22 horas. Quem conduzirá a denominada 'Aulão Selvagem%u201D é o professor de teatro, ator, diretor e produtor teatral, com larga experiência no teatro, Fransérgio Araújo. As inscrições podem ser feitas no local, no primeiro dia de aula.

Voltada para o público adulto, abrangendo artistas em geral, autores, escritores e interessados em conhecer a metodologia do Teatro Selvagem, aula tem como objetivo realizar e mostrar uma pesquisa de atuação teatral envolvendo técnicas xamânicas de transe e realinhamento de sentidos e energias corporais aliada às técnicas do 'Teatro da Crueldade%u201D desenvolvidas por Antonin Artaud (1896-1948), autor do clássico 'O Teatro e Seu Duplo%u201D. 

O Teatro Selvagem é um trabalho construído por Fransérgio Araújo, desde 2012, cuja pesquisa busca personalizar o desempenho da atuação, onde a encenação se torna objeto de execução e de um corpo visceral. A técnica se propõe na busca do 'selvagem%u201D de cada um, criando assim uma nova identidade autoral. 'O objetivo desta proposta é banir a ideia de impossibilidade criativa. Diminuir a distância entre você e sua pulsão de vida, é a busca de si mesmo pela transformação pungente, ligada a suas entranhas, suas vísceras.  A busca por novas   identidades no mundo%u201D, explica Fransérgio. 

O Teatro Selvagem é uma tecnologia de acesso a processos inconscientes do corpo. Um retorno ao seu arcaico, sua animalidade ancestral, a nossa velha estirpe. Dentre essas técnicas, são executadas na oficina Teatro Selvagem, também à 'respiração artaudiana%u201D (descrita no texto 'Atletismo Afetivo%u201D) e à chamada 'fúria santa%u201D das religiões mais antigas, captada como inspiração pelo Teatro da Crueldade de Antonin Artaud e pelo Teatro Selvagem, em face do fervor da entrega dos corpos para se atingir estados de renovação anímica, ou até mesmo a redenção espiritual.

Segundo Fransérgio Araújo, a experiência da transfiguração pode ser apreendida. 'Essa técnica que apresento proporciona isto: é uma pesquisa, uma procura, por um teatro que impulsione a audiência para ação, pensar nas suas entranhas. Há uma grande diferença entre ser e o deixar existir, ou desistir. Monstros também necessitam de abrigo. É uma oportunidade de conhecer a sua capacidade de se reconfigurar pela via do irracional, assim como o inseto da seda. Tecer sua própria teia e ver o que existe além da trama%u201D, instiga o professor. 

Serviço
O quê: Oficina Teatro Selvagem 
Quando: 05 e 06 de agosto 
Onde: Escola Livre do Grupontapé 
Horário: 19h as 22h 
Investimento a ser pago no local: R$ 100,00 
Maiores informações: teatroselvagem@gmail.com
Whatsapp: (11) 96421- 2193

Galpão Cine Horto traz oficina para Uberlândia

Concurso tem apoio da Cred Ufu

Inscrições abertas para o IV Seminário de Economia da Cultura

Cibercrime gera prejuízo de mais de R$ 33 bilhões

assine nossa newsletter