Cia. Luna Lunera fará parada em Uberlândia-MG

 


Atividades fazem parte da 6ª Expedição Lunar e estão programadas para o próximo fim de semana (19 e 20 de dezembro).


 


A Cia Luna Lunera fará parada, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no próximo fim de semana, trazendo na bagagem a 6ª Expedição Lunar que percorrerá oito cidades mineiras com a apresentação do espetáculo 'Prazer” e a realização de duas oficinas de teatro gratuitas: Ator-criador e Produção Cultural. As atividades estão programadas para os próximos sábado (19/12) e domingo (20/12), em dois espaços teatrais da cidade.


A montagem 'Prazer” estará em cartaz na Escola Livre do Grupontapé de Teatro, localizada na Rua Tupaciguara, 471, bairro Aparecida, nos dias 19 e 20, às 20 e 19 horas, respectivamente.


Já as oficinas serão realizadas, no dia 19, na Trupe de Truões, localizada na Avenida Ana Godói de Souza, 381, no bairro Santa Mônica, nos períodos da manhã (Ator-criador), das 9 às 13 horas, e da tarde (Produção Cultural), das 14 às 18 horas, com a oportunidade para 20 participantes em cada uma delas. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas no site www.cialunalunera.com.br.


As apresentações fazem parte da 6ª Expedição Lunar que é contemplada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e pelo Programa Petrobras Cultural Minas Gerais 2014.


O espetáculo 'Prazer”


'Prazer” passa num país qualquer, distante do Brasil, onde quatro amigos se reencontram. E, apesar das suas angústias, seus impasses cotidianos, suas frustrações, eles tentam a coragem de buscar a alegria.


O espetáculo foi construído por cinco integrantes da Cia. Luna Lunera, ao longo de um processo de nove meses, que recebeu preciosas colaborações de artistas convidados, e do próprio público, mesmo antes da estreia, através do Observatório de Criação.


Como ponto de partida para essa montagem, os integrantes do grupo se perguntavam: 'como ser você mesmo, hoje, sem sucumbir aos padrões?', como querer ser eu mesmo? hoje!”, 'com que coragem buscar a alegria neste mundo, neste tempo, apesar de?”, e outras questões que encontraram ressonância num fragmento do livro 'Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres” de Clarice Lispector, em que um dos personagens diz que 'uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida.”


O grupo partiu, então, para a leitura dessa e de outras obras de Clarice Lispector, que ofereceram ao processo alimento poético. 'Clarice foi nossa fonte de inspiração. Mas não quisemos adaptar um de seus textos nem tivemos a pretensão de construir uma encenação que traduzisse seu universo simbólico”, explica Zé Walter Albinati, codiretor do espetáculo. 'Seus textos foram mais uma das tantas vozes nesse diálogo com tantos colaboradores”. Construiu-se um texto inédito, permeado por algumas citações de Clarice.


Em cena, quatro velhos amigos lidam com seus 'apesares” cotidianos, depois que decidiram deixar a cidade em que se conheceram e estudaram juntos para morar no exterior. São eles: Isadora (Cláudia Corrêa), uma artista plástica que, aos poucos, abandona sua arte e a si para acompanhar o marido médico Ozório (Odilon Esteves); o comissário de bordo Marcos (Marcelo Souza e Silva) e Camilo (Cláudio Dias), um bem-sucedido executivo que decide se permitir um longo recesso dos trabalhos.


'Prazer” recebeu o Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas na categoria 'Melhor Espetáculo', além de ter sido indicado ao Prêmio Shell São Paulo 2013, nas categorias 'Autor' e 'Cenário”, de Ed Andrade.


Direção compartilhada


O espetáculo foi criado em um processo de direção e dramaturgia compartilhadas– influenciado diretamente pelo chamado Processo Colaborativo, sistematizado por Antonio Araújo (Teatro da Vertigem), que horizontaliza as relações de trabalho na criação, e tem como pilares da construção de um espetáculo - direção-atuação-dramaturgia - trabalhando juntos e, geralmente, sem texto prévio.


Essa montagem vem dar continuidade a esta pesquisa, iniciada em 2003, quando a Cia. vivenciou estudo prático e teórico do Processo Colaborativo, no Projeto Cena 3x4, do Galpão Cine Horto em parceria com a Cia. Maldita. Na ocasião, a Luna Lunera construiu a peça 'Nesta Data Querida”, com supervisão do próprio Antônio Araújo, com a presença de um diretor, um dramaturgo e os atores.


Em 2007, com a Cia. experimentou a radicalização deste método, com os próprios atores acumulando as funções de direção e dramaturgia, num processo que gerou o espetáculo 'Aqueles Dois”. A partir daí, viu-se concretizada na Cia. a possibilidade de uma direção e dramaturgia compartilhadas entre os próprios atores do grupo.


Colaboradores



Para a criação do espetáculo 'Prazer”, a Cia. convidou diferentes colaboradores, cada um deles trazendo suas proposições e interferências para a criação artística do grupo.


Jô Bilac, um dos nomes da dramaturgia contemporânea do Rio de Janeiro, colabora na dramaturgia, orientando a criação dramatúrgica. Éder Santos, videoartista, vem colaborando na pesquisa e criação de vídeos, estabelecendo um diálogo entre o teatro e as artes digitais. Roberta Carreri, atriz do Odin Teatret – grupo com 50 anos de existência, referência mundial na criação e pesquisa teatral –, conduziu um treinamento intensivo, durante uma Residência Artística com a Cia., por 20 dias, na sede do Odin, na Dinamarca. Desenvolveu as bases de uma técnica de treinamento dos atores, contribuindo para que os mesmos potencializem a presença cênica do ator. Mário Nascimento, bailarino e coreógrafo paulista, radicado em Belo Horizonte, vem desenvolvendo um treinamento corporal e contribuindo para a continuidade da pesquisa da interface entre teatro e dança, presente no trabalho na Companhia desde Perdoa-me Por Me Traíres (2001).



Observatório de criação



O Observatório de Criação consiste em um espaço de diálogo e compartilhamento, que torna o público, em certa medida, coautor do processo criativo. Nele, a Cia. abre seus processos criativos, ainda em estágio embrionário, antes mesmo de existir um roteiro propriamente dito, para travar um diálogo com a comunidade – artistas, pessoas de outras áreas e comunidade em geral.


'Prazer” é o espetáculo construído com esta interação com os espectadores, possibilitando aos mesmos a expressão de suas múltiplas vozes e a colaboração no processo criativo, através dos seus diferentes olhares e reflexões.


As oficinas 'Ator Criador” e 'Produção Cultural”



A oficina 'Ator Criador” consiste em um treinamento de atores, a partir de técnicas de improvisação, viewpoints, ações físicas e ações vocais. Busca desenvolver uma postura autoral e participativa nos processos de criação, dramaturgia e atuação, revelando etapas de construção do espetáculo 'Prazer'. É indicada para artistas e estudantes de teatro em geral. Com carga horária de 4 horas, a atividade oferece 20 vagas e será realizada no dia 19 de dezembro, sábado, na sede da Trupe de Truões, das 9h às 13h. Será ministrada pelo ator Cláudio Dias.


Já a oficina de 'Produção Cultural” apresenta noções introdutórias e esclarece sobre os procedimentos de produção: Leis de Incentivo, captação, parcerias, produção de espetáculos e sustentabilidade. Propõe, também, a confecção de projetos culturais simulados. Com carga horária de 4 horas, será realizada no dia 19 de dezembro, na sede da Trupe de Truões, sábado, de 14h às 18h. Será ministrada pela coordenadora de produção Larissa Scarpelli.


CRÉDITOS PARA PATROCÍNIO
A 6ª Expedição Lunar tem patrocínio da Petrobras. 'Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011”.

TRAJETÓRIA DA CIA. LUNA LUNERA



Cia. Luna Lunera – 14 anos



Fundada em 2001, a Cia. investe em diversificados caminhos de criação, através da pesquisa continuada e do diálogo com outros criadores contemporâneos do teatro, da dança, da música e das artes visuais. Tem como prática abrir seus processos criativos para o público, criando um espaço de diálogo e compartilhamento - chamado Observatório de Criação. Em seus trabalhos, busca conjugar investigações corporais, jogo cênico, uso da música como parte integrante das propostas dramatúrgicas e inserção autoral nos processos artísticos. Construiu, em treze anos de trajetória, seis espetáculos, com ampla repercussão nacional: 'Perdoa-me por me traíres” (2001); 'Nesta Data Querida” (2003); 'Não desperdice sua única vida ou...” (2005); 'Aqueles Dois” (2007); 'Cortiços” (2008) e 'Prazer” (2012).



FICHA TÉCNICA DE 'PRAZER” (versão completa)



Concepção e dramaturgia: Cia. Luna Lunera
Atuação: Isabela Paes, Cláudio Dias, Marcelo Souza e Silva e Odilon Esteves.
Codireção: Cláudio Dias, Isabela Paes, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves e Zé Walter Albinati.
Orientação dramatúrgica: Jô Bilac
Preparação corporal: Mário Nascimento
Residência artística no Odin Teatret (Dinamarca): Roberta Carreri
Pesquisa em artes digitais: Trem Chic
Direção/Trem Chic: Eder Santos
Coordenação geral de produção videográfica: André Hallak
Edição: Leandro Aragão
Produção: Barão Fonseca
Concepção cenográfica: Ed Andrade
Assistente de cenografia: Morgana Mafra
Execução do cenário: 100 Pregos
Figurino: Marney Heitmann
Assistente de figurino: Alexandre Frade
Confecção de figurino: Maria Vieira
Iluminação: Felipe Cosse e Juliano Coelho
Assistente de Iluminação: Jésus Lataliza
Programação visual: 45 Jujubas - Marcelo Dante e Juliano Augusto
Registro videográfico: Léo Pinho
Fotografia: Adriano Bastos e Carlos Hauck
Cia. Luna Lunera: Cláudia Correa, Cláudio Dias, Fernanda Kahal, Isabela Paes, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves e Zé Walter Albinati
Assessoria de comunicação: Laís Ferreira
Coordenação de comunicação: Odilon Esteves e Zé Walter Albinati
Produção executiva: Vinícius Santos
Coordenação de produção: Larissa Scarpelli
Administração: Marcelo Maia
Contabilidade: Ricardo Silva
Serviços gerais: Valmira Nascimento da Silva



Serviço


Espetáculo 'Prazer”
Concepção e dramaturgia: Cia. Luna Lunera
Atuação: Cláudia Corrêa, Cláudio Dias, Marcelo Souza e Silva e Odilon Esteves
Codireção: Cláudio Dias, Isabela Paes, Marcelo Souza e Silva,
Odilon Esteves e Zé Walter Albinati
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama
Duração: 105 minutos


Dias: 19 e 20 de dezembro de 2015
Horário: sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Local: Grupontapé de Teatro - R.Tupaciguara, 471, Uberlândia
Ingressos: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia-entrada (a força de trabalho e clientes do Cartão Petrobras pagam meia na compra de até 2 ingressos)
Venda 1h antes do espetáculo.


Oficinas:
Oficina: Ator Criador
Dias: 19 de dezembro de 2015
Horário: das 9h às 13h
Local: Trupe de Truões
Endereço: Av. Ana Godói de Souza, 381. Santa Mônica.
Número de vagas: 20


Oficina: Produção Cultural
Dias: 19 de dezembro de 2015
Horário: das 14h às 18h
Local: Trupe de Truões
Endereço: Av. Ana Godói de Souza, 381. Santa Mônica.
Número de vagas: 20
Inscrições gratuitas: no site cialunalunera.com.br
Informações: comunicacao@cialunalunera.com.br


 

Hapvida promove programação de Carnaval inclusiva para crianças com TEA

i9 promove treinamento de vendas

Grupontapé leva teatro gratuito à população de Uberlândia-MG

Outubro marca movimento nacional de prevenção à obesidade

assine nossa newsletter