II Seminário de Direitos Culturais começa hoje

II Seminário de Direitos Culturais será realizado nesta semana em Uberlândia-MG

Profissionais de todo o país se encontrarão no evento que tem como temática: 'Patrimônio, Cidadania e Culturalidades%u201D. 

Profissionais e estudantes das áreas do direito, cultura e empreendedorismo terão a oportunidade de debater sobre cultura e direito, nesta semana, em Uberlândia-MG. A cidade sediará o II Seminário de Direitos Culturais promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, 13ª Subseção %u2013 OAB Uberlândia em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia %u2013 UFU, com o incentivo do PMIC %u2013 Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia, entre os dias 18 e 22 de novembro. 

Várias palestras, mesas redondas, conferências, relatos de experiências, entre outras atividades fazem parte da programação, que reunirá profissionais de vários estados do país, renomados e considerados referências nas áreas dos direitos culturais. 

Com a temática 'Patrimônio, Cidadania e Culturalidades%u201D, a segunda edição do Seminário, que conta este ano com o patrocínio das empresas Martins e Eficaz por meio da renúncia fiscal, tem como objetivo fomentar a discussão, o compartilhamento de ideias e a promoção da difusão dos direitos culturais, além de incentivar o estudo, a pesquisa e a análise crítica acerca dos direitos culturais. 

Segundo a presidente da Comissão de Cultura da OAB e proponente do Projeto no PMIC, Katia Bizinotto, 'a aprovação do projeto no PMIC para a busca de patrocinadores foi fundamental para viabilizar a segunda edição desse evento tão importante e necessário para dar continuidade às discussões, debates, pesquisas que dizem respeito à área de interseção entre a cultura e o direito, iniciado em 2017 com a primeira edição%u201D. 

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site: https://www.even3.com.br/iiseminariodireitosculturaisuberlandia/, gratuitamente.
 

Produção e coordenação

Sob a coordenação geral de Katia Bizinotto (OAB) e Alexandre Molina (UFU), a curadoria do evento conta também com outros dois profissionais da cidade na curadoria do evento, o produtor cultural Rubem dos Reis e o arquiteto Ariel Lazzarin, que também é um dos Conselheiros do COMPHAC %u2013 Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Uberlândia.

Essa é a segunda edição do Seminário. A primeira edição foi realizada em 2017, com a temática 'O que são direitos culturais?%u201D que foi um sucesso e nos motivou enriquecer ainda mais a agenda de atividades do evento. Para este ano, nós preparamos uma programação riquíssima, com subtemas muito importantes para serem discutidos e trazendo convidados e temas riquíssimos tanto para a área da cultura como do direito. A nossa expectativa é a melhor possível%u201D, comenta a coordenadora, Katia Bizinotto. 

Programação

O evento será realizado em vários locais. A maior parte da programação acontecerá nos auditórios do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia %u2013 UFU e também no auditório da OAB. Haverá também visitas técnicas a outros espaços como o Centro de Tecelagem e a Igreja do Divino Espírito Santo do Cerrado, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, que serão monitoradas por arquitetos da cidade.

Entre os destaques da programação, está a Conferência Magna, na abertura do evento, no auditório 5R %u2013 A e B da UFU, com o tema: 'Colaboração da comunidade na promoção e proteção do patrimônio cultural brasileiro%u201D, conduzida pelo professor dos programas de mestrado, doutorado e graduação em Direito da Universidade Federal de Fortaleza %u2013 Unifor, Humberto Cunha Filho, que aproveitará a oportunidade para lançar o livro de sua autoria: 'Teoria dos direitos culturais: fundamentos e finalidades%u201D.

Humberto Cunha Filho disse que a expectativa dele em relação ao evento é a melhor possível. 'O Seminário é um espaço privilegiado para discutirmos os direitos culturais, com capacidade de congregar nomes influentes sobre a temática. Fui convidado para falar a respeito da colaboração da comunidade na proteção do patrimônio cultural brasileiro e, com base nas teorias desenvolvidas no meu livro, por meio das quais identificamos princípios, metodologias e reflexos, discutiremos sobre tema. Segundo a constituição, a comunidade é colaboradora, indispensável nas tarefas de promover a preservação do patrimônio cultural%u201D, comenta. 

A apresentação dos trabalhos dos Comitês Temáticos (CTs), no dia 19, nos auditórios 5O C, D, E e F da UFU, também terá um peso significativo no Seminário. Será um espaço de troca, aberto à apresentação de trabalhos científicos e artísticos. 'Os Comitês se constituem como uma oportunidade para os participantes compartilharem ensaios (estudos conceituais), pesquisas em andamento ou concluídas, relatos de experiência e também trabalhos artísticos%u201D, reforça o Diretor de Cultura da UFU e também coordenador do Seminário, Alexandre Molina.

O evento também terá a participação do escritor e ambientalista, Ailton Krenak, conhecido como uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, e reconhecido internacionalmente. Ele participará da Mesa Redonda: Patrimônio Cultural e Cidadania, no dia 19, e lançará o livro: 'Ideias para adiar o fim do mundo'.

'Ainda dentro da programação, nós preparamos também uma cerimônia para a entrega da comenda Luís Gama, no dia 20, na sede da OAB, ao Dr. Adão Alcides Bernardes, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade em prol da promoção da igualdade. Além disso, teremos também show do Quinteto do Samba, que dará um colorido especial ao nosso evento%u201D, comenta o produtor e um dos curadores do evento, Rubem dos Reis. 

A programação completa do II Seminário de Direitos Culturais pode ser conferida no site: https://www.even3.com.br/iiseminariodireitosculturaisuberlandia/. 

Serviço:
O quê: II Seminário de Direitos Culturais 
Onde: Uberlândia-MG
Quando: 18 a 22 de novembro de 2019. 
Inscrições gratuitas:https://www.even3.com.br/iiseminariodireitosculturaisuberlandia/

Novembro Azul tenta romper a dificuldade do homem cuidar da saúde

Campeonato Arena Race ultrapassa meta de arrecadação

Presidente da Creditril recebe título em Uberlândia

Viviane Taliberti tem obra no museu de Beethoven

assine nossa newsletter