Grupontapé lançará temporada de videopeça no YouTube

Grupontapé lançará temporada da videopeça 'Questão de hábito em tempo de isolamento%u201D em pleno pico da pandemia da Covid-19

 

Videopeça original, criada a partir do espetáculo autoral mais longevo do Grupo de teatro de Uberlândia, ficará 'em cartaz%u201D, na internet, dos dias 21a 28 deste mês, e promete entreter as pessoas em casa.



Uberlândia, fevereiro de 2021 - Após o sucesso da pré-estreia da videopeça 'Questão de Hábito em tempo de isolamento%u201D, em plataforma virtual, no mês de dezembro do ano passado, o Grupontapé, tradicional Grupo de teatro de Uberlândia, lançará, no dia 21 deste mês, a videopeça com temporada na internet que é uma sequência do enredo de 'Questão de Hábito%u201D, espetáculo mais apresentado do Grupo ao longo dos 26 anos de estrada.

A videopeça é resultado da reinvenção do Grupontapé, que mesmo devido à pandemia, não deixou de fomentar o teatro e a cultura. Ela ficará em cartaz até o dia 28, com apresentações no canal do YouTube do Grupo, sempre às 20 horas, e em seguida será retirada do ar.

Essa temporada é realizada com recursos da Lei Federal 14017/2020 - LEI ALDIR BLANC, por meio da seleção no Edital de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do Município de Uberlândia, e prevê oito exibições gratuitas da videopeça.

INOVAÇÃO

A Cia., uma das pioneiras no estado de Minas Gerais, decidiu se 'jogar%u201D na internet para dar continuidade aos trabalhos, democratizando cada vez mais o teatro, colaborando para entreter as pessoas em casa, reforçando o isolamento social.

'Como vivemos momentos de escassez, nós nos adequamos com uma produção enxuta e totalmente caseira. Usamos equipamentos alternativos como celulares, câmeras dos atores e programas abertos de edição operados pela equipe, sem contratações de profissionais da área de vídeo%u201D, conta o produtor.

Para a atriz e cofundadora do Grupontapé, Katia Bizinotto, a videopeça foi uma experiência totalmente inovadora. 'Já fizemos teatro, cinema, mas criar esse material foi algo totalmente diferente. A nossa videopeça era um formato que não existia, e isso nos emociona, porque o Grupontapé sempre teve que roçar o mato e abrir caminhos. Com essa produção esperamos ajudar na conscientização desse período que estamos passando e também chegar mais perto do público, com questões concretas do cotidiano de um trabalhador e uma trabalhadora, em tempo de isolamento. Arte pra mim só tem sentido se eu puder servir%u201D, ressalta Kátia.

QUESTÃO DE HÁBITO

Desde 1995 os personagens João, Rita, Sara Lia e Joca percorreram cerca de centenas de cidades onde se apresentaram para um público superior a 1 milhão de pessoas propondo uma reflexão sobre o comportamento humano. A peça 'Questão de Hábito%u201D nasceu praticamente com o Grupontapé para, por meio da técnica de teatro aplicado, unir as artes cênicas e a educação.


O espetáculo conta a história de pessoas que enfrentam problemas comuns nas relações pessoais e profissionais. Na peça, os maus hábitos demonstram o descuido misturado com alienação e a baixa autoestima. 'A peça é uma comédia com momentos de caráter didático%u201D, conta Katia Lou, autora do texto e que também deu vida à personagem Sara Lia.

 
NOVOS TEMPOS, NOVOS DESAFIOS

 A expertise acumulada de transformar temas relacionados ao comportamento humano em apresentações teatrais, que acontecem em qualquer espaço, aliada à situação de isolamento que vivemos hoje, inspirou a autora na criação do texto atual. 'Foi mais uma proposta de experiência audiovisual, só que sem os recursos que tivemos à disposição, quando filmamos nossos dois filmes que foram Asas ao redor de mim e Bravo%u201D, explica Katia Lou.

 'Nós nos adaptamos mais uma vez e assim como, lá no início, o lançamento da peça Questão de Hábito, grande responsável pela existência e manutenção do grupo até aqui, veio para resolver um problema que tínhamos naquela época que era a falta de um repertório adequado para o público daquele momento. Eu creio que com 'Questão de hábito em tempo de isolamento%u2019 encontramos uma solução adequada ao atual momento, pois com esse formato de videopeça, conseguiremos driblar as circunstâncias e chegar ao nosso público', destaca a autora. 

Katia Lou acredita ainda que, ao mesmo tempo, o Grupontapé começa a estabelecer uma interação mais profunda com o ambiente virtual, que fará cada vez mais parte do cotidiano das pessoas daqui para a frente.  'E nós como grupo de teatro, se quisermos continuar conectados com nosso público, devemos estar preparados para estes novos tempos com suas novas formas de comunicação%u201D, conclui Lou.

 
QUESTÃO DE HÁBITO EM TEMPO DE ISOLAMENTO

Se antes os personagens circulavam entre a empresa onde trabalhavam, suas casas, no ponto de ônibus e lugares sociais, nessa nova etapa, com a pandemia, a trama passa-se unicamente nas casas dos personagens: o casal João e Rita, os recém-enamorados Joca e Sara Lia e o Dr. Beto, novo personagem da história.

Sara Lia e Joca tentam continuar sua paixão interrompida pela pandemia e Rita e João seguem em busca de hábitos mais saudáveis na convivência turbulenta do casal.

São pessoas que, como toda a população, foram surpreendidas pela pandemia do Covid-19 e buscam entender e encarar essa nova realidade da melhor maneira possível, tanto no campo pessoal quanto no profissional.

A trama busca sensibilizar o espectador para o momento presente, levando informações sobre saúde e biossegurança, com comicidade e seriedade, características essenciais do teatro aplicado, desenvolvido pelo Grupontapé ao longo de seus 26 anos de trajetória.

 

Serviço:

O quê: Temporada da videopeça 'Questão de hábito em tempo de isolamento%u201D
Quando: 21 a 28 de fevereiro de 2021
Horário: 20 horas*
Onde: Canal do Grupontapé no Youtube
*A videopeça será retirada do canal após a exibição a cada dia

 

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
PEÇA: Questão de Hábito em tempo de isolamento
CLASSIFICAÇÃO: livre
DURAÇÃO: 48 minutos
ROTEIRO E DIREÇÃO: Katia Lou
ELENCO: Bia Pantaleão, Breno Maia, Imanol Tolaretxipi, Kátia Bizinotto, Welerson Filho
FIGURINO: Flávio Arciole / Camarim: Maria Rosa dos Santos / Edição: Cláudio Henrique Strondum
PESQUISA MUSICAL Katia Lou / Direção de Fotografia: Cláudio Henrique Strondum / DIREÇÃO DE ILUMINAÇÃO: Cláudio Henrique Strondum e Katia Lou / Produção Executiva: Marisa Cunha e Eder Florêncio / Assistente de Produção: Rafael Bizinotto / Office boy: Eliene Ricardo / Assessoria de Imprensa: Érica Magalhães / Marketing Digital e Mídias Sociais: Balaio do Cerrado Produtora.
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO ARTÍSTICO: Katia Lou / Coordenação Administrativo-Financeira: Katia Bizinotto / Coordenação de Execução Orçamentária: Aline França / Coordenação de Produção: Rubem dos Reis / Produção Geral: Balaio do Cerrado Produtora / Apoio: Escola Livre do Grupontapé / Realização: Grupontapé

 

Ponto de Partida estará em Uberaba-MG

Período carnavalesco acende alerta para a importância da prevenção às ISTs

Atriz de Uberlândia-MG lança evento online e cultural com abrangência nacional

Happy Hour da i9 inova com palestra gratuita

assine nossa newsletter