Programa do Sebrae tem parceria da Cooperativa e atende dezenas de pessoas na região.
O Sebrae e a Calu encerraram, no dia 03 de dezembro, mais um ciclo do Educampo. Um evento realizado no Hotel Porto Belo, em Uberlândia-MG, celebrou o final do programa e o anúncio da edição de 2022.
A reunião, que contou com a presença de 30 pessoas entre cooperados e participantes do programa, técnicos, consultores e equipe da unidade de agronegócio do Sebrae, teve na programação a apresentação do Relatório Analítico dos últimos três anos da evolução do grupo Educampo da Calu, conduzido pelo consultor analista e médico veterinário, Felipe Navarrete; apresentação dos novos projeto: Saúde do Úbere, pela técnica em qualidade da cooperativa e zootecnista, Patrícia Vaz, e o curso D'Olho na Qualidade Rural, pelo administrador de empresa, Marcos Ramos de Oliveira, que também é consultor do Sebrae Nacional.
Os novos projetos
O projeto Saúde do Úbere foi criado pelo Departamento Técnico da cooperativa e tem como objetivo trabalhar o controle da CSS na fazenda, em casos considerados crônicos e também em vias de prevenção, adequando-se as Instruções Normativas - IN 77 do Ministério MAPA para os parâmetros exigidos para a qualidade do leite.
Já o curso D'Olho na Qualidade tem como proposta desenvolver e aprimorar habilidades da empresa rural, por meio da metodologia 5 'S', atuando diretamente no ambiente físico. Os objetivos desse curso são: descartar o que não serve mais, eliminar desperdício, organizar e melhorar da qualidade do ambiente, do trabalho, dos produtos e da vida dos produtores rurais, culminando no melhor atendimento aos clientes.
O curso tem a modalidade semipresencial e a consultoria na fazenda, distribuídas em três visitas técnicas de 12 horas no total.
Segundo o responsável pelo departamento de assistência ao cooperado da CALU, Robin Rodrigues, esses novos projetos estão abertos para além dos produtores participantes do Educampo da Calu, e a realização prevista a partir de fevereiro de 2022.
Avaliações
A gestora do Agronegócio do Sebrae Uberlândia, Fabiana Queiroz, elogiou a evolução do trabalho na Cooperativa e agradeceu à dedicação dos cooperados, bem como dos técnicos da Cooperativa, que dão suporte às atividades propostas dentro do Programa.
Para o presidente da Cooperativa, Cenyldes Moura Vieira, mesmo diante dos desafios enfrentados em tempo de pandemia, sem oportunidade de realizar encontros presenciais para um melhor diálogo, troca de ideias e entrosamentos, o Educampo evoluiu muito bem. 'Todos estão de parabéns pela dedicação. Agradecemos ao Sebrae por essa parceria, que para tem sido muito importante na capacitação dos nossos produtores%u201D, ressaltou.
Robin Rodrigues manifestou a satisfação pelo desempenho do grupo na cooperativa. 'Nós temos certeza que 2022 será mais promissor, com novas propostas de capacitação e serviços aos cooperados como esses apresentados no evento%u201D, disse.
Projeto Educampo
O Projeto Educampo é uma iniciativa do Sebrae introduzida em 1997 em Minas Gerais, idealizado como um modelo de assistência gerencial e tecnológica intensiva, para grupos de produtores de uma mesma atividade econômica, vinculados a uma agroindústria.