Programação do 10º Festival Cenas Curtas de Uberlândia é divulgada


Evento será realizado de 24 a 30 de abril e todas as atividades serão gratuitas


A programação do 10º Festival Cenas Curtas Uberlândia já está disponível para o público. De 24 a 30 de abril, a cena cultural da cidade do interior de Minas Gerais ficará movimentada com as apresentações de 14 cenas, sendo 12 selecionadas e duas convidadas (uma do anfitrião Grupontapé, que marcará a abertura o evento, e outra de Vanilton Lakka, que encerrará o evento) e a realização de 05 oficinas, sendo uma on-line. Todas as ações serão totalmente gratuitas. O evento contará também com atividades complementares, que contemplarão roda de danças circulares, live sobre o tema produção cultural no pós-pandemia, bate-papo entre os selecionados participantes do festival, uma palestra com o tema: 'Por dentro das artes cênicas%u201D para 200 alunos da rede pública de ensino da cidade. O festival receberá ainda, em parceria com a Associação dos Profissionais de Dança de Uberlândia (APDU), uma representante do SESC Cenário de Belo Horizonte, para uma conversa aberta sobre experiência com projetos sociais e gestão cultural. As atividades serão realizadas na Escola Livre do Grupontapé, na rua Tupaciguara, 471, no bairro Aparecida, em Uberlândia-MG, e no canal do Grupontapé no YouTube e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.

O festival é realizado pela Escola Livre do Grupontapé e pelo Grupontapé, por meio do incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e PMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia-MG, e conta com o patrocínio de diversas empresas parceiras da companhia teatral. 

Retomada das atividades presenciais

A 10ª edição do Festival de Cenas Curtas de Uberlândia marca uma produção cultural no pós-pandemia. 'Foi um desafio retomar esse evento de forma presencial. Um trabalho o híbrido, que mistura referências do que era antes e o que foi durante a pandemia de Covid-19, e agora o novo, o desconhecido de um tempo que nunca antes havia existido para a nossa geração%u201D, comenta a diretora e cofundadora do Grupontapé, Katia Bizinotto. 

Para a também cofundadora do grupo e diretora artística, Katia Lou, a sede de reencontrar o público impulsionou a realização do evento presencial. 'Nós artistas estamos sedentos de reencontrar o público e celebrar as artes cênicas. Por isso, primamos pelo formato presencial, ainda que reverbere no agora inevitável on-line, que será contemplado nesta edição do evento. É chegada a hora de compartilhar esse banquete de arte e cultura. Celebremos este novo momento da cultura nacional!%u201D, finaliza.  

Programação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

24/04 - 19h30 
Roda de Danças Circulares
Focalizadora: Katia Lou

26/04 - 19h30 
Live: Produção Cultural no Pós-pandemia 
Convidados: Camila Amuy (Uberlândia-MG), Giovanna Parra (SP-SP) e Romulo Avelar (BH-MG)
Mediação: Grupontapé
Transmissão pelo canal do Grupontapé no YouTube

27/04 - 20h
Intercâmbio - Bate-papo entre os selecionados do 10º Festival de Cenas Curtas de Uberlândia

30/04 %u2013 14h30
Conversa aberta: 'Experiências em projetos sociais e gestão cultural: reflexões sobre dança, formação e caminhos para a profissionalização%u201D
Convidada: Ana Clara Burato - SESC Cenário %u2013 Belo Horizonte/MG
Evento parceiro: 2° Semana da Dança APDU
Realização: Associação dos Profissionais de Dança de Uberlândia (APDU)

A palestra 'Por dentro das Artes Cênicas%u201D será realizada em quatro sessões fechadas para as escolas a 200 alunos da rede pública de ensino de Uberlândia na Escola Livre do Grupontapé.

OFICINAS
 
Queda Livre - Iniciação à palhaçaria
Lori Moreira - Cia Caxangá de Belo Horizonte/MG
Data: 25 a 27/04
Horário: das 08h30 às 12h30
 
Ai de mim! - Criação e experimentação de repertórios melodramáticos
Amanda Barbosa e Welerson Filho de Uberlândia/MG
Data: 25 e 26/04
Horário: das 19h às 22h
 
Dança Contemporânea - Olhar atento e presente
Jhonatan Rios de Uberlândia/MG
Data: 26 e 27/04
Horário: das 14h às 17h
 
Sentido e Palavra - Trânsito entre texto e cena
Juliana Marques de Uberlândia/MG
Data: 24 e 25/04
Horário: das 13h30 às 17h30
 
Era uma vez na fronteira selvagem (on-line)
Núcleo Coelhos Mordem |Eduardo Gasperin de Uberlândia/MG
Data: 25 e 26/04
Horário: das 19h às 22h
 
 
APRESENTAÇÕES CENAS CURTAS

28/04 %u2013 19h30

E agora? 
Grupontapé - (Uberlândia/MG)

SINOPSE: Duas mulheres confinadas confrontam seus desejos, temores e diferenças, diante da dúvida sobre o que acontecerá. Cena fragmento do espetáculo Tempo de Águas, montado em 2017 com as atrizes co-fundadoras do Grupontapé. 

Ficha Técnica: Atrizes: Kátia Bizinotto e Katia Lou /Texto: Patricia Zangaro / Direção: Inês Peixoto

Amerindio
Cristian Beltran Aranda -  (Caxias do Sul/RS)

SINOPSE: Ao pulsar do coração um narrador contemporâneo de conecta com seus antepassados, imaginando como seria o mundo hoje sem o extermínio indígena ancestral.

FICHA TÉCNICA: Ator-autor: Cristian Beltrán /Direção: Pedro Nora 

Metalinguagem (ou como se trata um fascista) 
Luciano Pacchioni (LUPAC) - (Uberlândia/MG)

SINOPSE: Num misto de intervenção clownesca e teatro de animação, a performance propõe um pacto com a plateia através do humor icônico do palhaço para, numa construção cênica, expressar através da manipulação de um boneco, as angústias e desejos que se tem ao depararmos com situações de controle e dominação de uma pessoa sobre a outra.

FICHA TÉCNICA: Criação, direção e atuação: Lupac / Operação de som: Luiz Fernando

Encubado 
Jacques Alejo - (Uberlândia/MG)

SINOPSE: Uma performance que envolve desafios junto das linhas da parada de mão. Com a manipulação de cubos de parada de mão encontra-se diferentes maneiras de se equilibrar sobre eles.

FICHA TÉCNICA: Criador e artista - Jacques Alejo

Bolsa Rono: Grand Finale 
Mariana Dias - (Uberlândia/MG)

SINOPSE: Jair sumiu! Dona Ignória está desesperada atrás do amigo, e agora só restam 72 horas. Ela convoca todo o país para um movimento 'passivo%u2019 e monta um acampamento para tentar achá-lo. Será que Dona Ignória conseguirá encontrar o amigo uma última vez? Quais serão os desfechos deste fenômeno?

FICHA TÉCNICA: Dramaturgia, Atuação e Direção: Mariana Dias / Gravação de voz: Davi Diniz / Operação de som: Ben Gracce 

29/04 %u2013 19h30

Via crucis 
Fernando Dornas - (Belo Horizonte/MG)

SINOPSE: Depois de perder um irmão em um acidente de carro, um homem dirige até o local, dois anos após o ocorrido. Ele narra como o fato o abalou e deixa à mostra os cálculos matemáticos e alucinados nos quais se perdeu na busca de dar sentido à sua perda

FICHA TÉCNICA: Direção: Fernando Linares / Dramaturgia e atuação: Fernando Dornas / Cenografia e Figurino: Thálita Motta / Iluminação: Ismael Soares / Preparação vocal: Ana Luisa Cosse / Preparação corporal: Victor Velloso / Produção: Tuktuk Cia Teatral

Celeste os causos e o boi 
Grupo Tramoya de Teatro - (Uberaba/MG)
 
SINOPSE: Dramaturgia inspirada em uma pesquisa feita com mulheres pretas que vivenciaram os tempos das comitivas de boiadeiro e através dos seus 'causos%u201D, contos, rezas e suas experiencias, deram inspiração para criar uma cena rica, divertida e aconchegante. 

FICHA TÉCNICA: Atrizes: Aline Rosa, Amanda Fraga, Camila Manoela, Pretta Moreno - atriz, diretora e dramaturga/Arranjadora Musical e musicista: Maraisa Bisinoto/ iluminação: Pedro Kalel/Apoio: Flavia Assis 

Sensitiva 
Louisse Aldrigues - (Uberlândia/MG)

SINOPSE: Obra inspirada na desconstrução das repressões e opressões sociais causadoras de traumas e refletidas no corpo físico, que vão criando timidez, angústias, medos, ansiedades, etc. A cena é leve e fluida a fim de expressar a possibilidade de um encontro com um eu muito mais profundo e verdadeiro, um eu além de todas as máscaras, padrões e rigidez criadas como proteção social.

FICHA TÉCNICA: Concepção: Louisse Aldrigues / Coreografia: Louisse Aldrigues / Direção: Cia Della / Olhar externo: Jhonatan Machado Rios / Trilha sonora: Ravid

Valente 
Companhia Caxangá - (Belo Horizonte/MG) 

SINOPSE: 'Madame%u201D Lorota e sua fiel companheira Valente, a cachorra amestrada, percorreram praças, ruas, vielas, palcos e picadeiros de todo o mundo apresentando o grande salto mortal. Isso há muito tempo! Hoje, uma depende da outra para sobreviver. E através do circo e do teatro, transitam por um imaginário único, revelando o cômico e o poético nos universos presentes em cada um de nós.

FICHA TÉCNICA: Direção: Ronaldo Aguiar / Atuação: Lori Moreira / Direção de arte, figurinos e adereços: Mariana Blanco / Execução de figurino: Márcia Corrêa - Costurando Arte / Assessoria artística linguagem de bonecos: Sol Zofiro / Produção executiva: Bruna Aranha

30/04 %u2013 19h30

Teodora e Philip 
Grupo Nós 3 - (Uberlândia/MG) 

SINOPSE: Queridos Teodora e Philip, Viemos contar a vocês que sabemos que não somos perfeitos, e que muito menos estamos perto de acertar. Mas, se existe algo que motiva essa revolução é o futuro de vocês, dessa nação, e a vontade de um amanhã melhor. E por isso estamos aqui; contando a história daquelas noites de luta, para que vocês tivessem um país seu, só de vocês. Com amor, os seus pais. Hamilton e Burr.

FICHA TÉCNICA: Ator/Direção Tecnica: Luiz André Perrella Ator/Tradução: Bruno Basmaji / Pianista/Direção Musical: J. Maurin / Violão: Erik Soares / Violino: Ben Grace / Violoncelo: Mille / Iluminação: Julia Soares / Dramaturgia: Recorte livremente adaptado e traduzido do musical 'Hamilton - An American Musical', de Lin-Manuel Miranda.

O sol afasta o medo 
Diego Leonardo - (Uberlândia/MG) 

SINOPSE: Uma estória vivida de um tempo distante, quase esquecido. De um lugar onde a poeira é vermelha, onde assombrações e fantasmas ainda perturbam as andanças das pessoas. Ando farto de informações, apresento-lhes as memórias e os encantamentos do meu chão.

FICHA TÉCNICA: Dramaturgia e Atuação: Diego Leonardo Direção: Narciso Telles / Direção de Arte: Bianca Lana Cenografia: Vinicius Severo / Iluminação: Luiz André Perrella / Produção: Neto Basílio

São as águas de março 
Circolando Iniciativas - Artísticas (Uberaba/MG) 

SINOPSE: Espetáculo circo-teatral que apresenta a história do palhaço Malinha (Mayron Engel) e seu cão-amigo Amoroso a espera de um convidado surpresa. Intimista e repleto das características que compõem o universo do artista em que os jogos da imaginação acontecem a convite da esperança. 

FICHA TÉCNICA: Atuação e dramaturgia: Mayron Engel / Direção: Rafael de Barros - Exército Contra Nada - SP / Direção Musical: Edu Caldera / Assistente de direção: Rodrigo Chagas / Figurino: Cristina Morel

Salto no vazio 
Marcos Davi - (Brasília/DF)

SINOPSE: Livremente inspirada na obra homônima de Yves Klein, a cena explora a movimentação de um corpo cotidiano enquanto um corpo que cai; submetido à constância da manutenção do equilíbrio. Regozijar-se com a queda é o que por hora cabe à nós seres 'caintes'.

FICHA TÉCNICA: Concepção, atuação e direção: Marcos Davi

Rastros 

Vanilton Lakka - (Uberlândia/MG)
SINOPSE: Isto é um mostruário de coleções, de camadas corporais e de negociações que geraram um corpo singular, moldado pelo tempo, pela sobrevivência, pela permanência. A matéria prima são os padrões corporais derivados da chegada do Hip Hop no Brasil e os resultados individuais alcançados após anos de negociações, conflitos e interações diversas. 
FICHA TÉCNICA: Criador %u2013 intérprete: Vanilton Lakka / Música: Kraddy Remix / Luz: Cláudio Strondum


Serviço:

O quê: 10º Festival Cenas Curtas de Uberlândia 
Onde: 
ATIVIDADES PRESENCIAIS
Escola Livre do Grupontapé
Endereço: Rua Tupaciguara, 471 %u2013 B. Aparecida %u2013 Uberlândia-MG
Telefone: (34) 3213-1325
Ingressos: entrada franca |retirada pelo Sympla

ATIVIDADES ON-LINE
Canal do Grupontapé no YouTube

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
Oficinas: consta em cada uma
Cenas Curtas: livre
Atividades complementares: livre

ACESSIBILIDADE
Acesso prioritário para cadeirantes, pessoas com dificuldade de locomoção, idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo na bilheteria e na entrada do teatro.
Banheiro adaptado para cadeirante
Acessibilidade em libras para pessoas com deficiência auditiva


i9 Uberlândia realiza Assembleia

Grupontapé lança turnê em MG

Número de mortes por acidente no trabalho teve aumento de 30% no Brasil

PA Planalto do Sicoob Creditril comemora 8 anos

assine nossa newsletter