Inteligência artificial auxilia diagnóstico de doenças cardíacas e salva vidas




Desde 2021, a
Hapvida NotreDame Intermédica utiliza sistema integrado com inteligência
artificial que já analisou mais de 382 mil exames de eletrocardiograma (ECG)
nas emergências das unidades, tendo quase 8 mil achados críticos que ajudaram
os médicos a salvar milhares de vidas



As doenças cardiovasculares
representam, anualmente, as principais causas de mortes no Brasil. De acordo
com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto
Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos. Portanto,
precisão e agilidade são fundamentais para assegurar um melhor desfecho clínico
aos pacientes em emergências quando o assunto é o diagnóstico e tratamento de
doenças cardiovasculares. Nesse contexto, o exame de eletrocardiograma (ECG) é
uma das ferramentas fundamentais para avaliar a atividade elétrica do coração e
apoiar no diagnóstico de problemas cardíacos como as arritmias e infarto agudo
do miocárdio.



Desde 2021, a Hapvida NotreDame
Intermédica, utiliza um sistema integrado com Inteligência Artificial (IA) que
avalia os exames de ECG em menos de um minuto e alerta a equipe clínica sobre
possíveis alterações nos exames, que, por sua vez, prioriza a avaliação desses
exames e entrega o laudo em até 15 minutos.



'Considerando a amplitude
geográfica e a integração desse projeto com toda a linha de cuidado da
urgência, trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil. A iniciativa surgiu da
necessidade de auxiliar os nossos médicos das emergências a fazerem um
diagnóstico rápido e preciso de doenças cardíacas. Essa IA analisa
automaticamente os ECGs, prioriza e sugere possíveis alterações e, dessa forma,
torna-se uma ferramenta poderosa que fornece subsídios para realizar o
diagnóstico de maneira mais rápida e precisa%u201D, explica Marcelo Moreira, diretor
executivo de padronização e protocolos médicos da Hapvida NotreDame
Intermédica.



Desde sua implantação, a
companhia já analisou mais de 382 mil eletrocardiogramas, sendo 145 mil com
alguma alteração. Dentre esses, quase 8 mil exames com resultados considerados
graves e que ajudaram médicos a fazer o correto diagnóstico e, em associação
com o time de Telecardiologia, definir o melhor tratamento de forma precoce,
minimizando riscos de complicações por doenças cardiovasculares.



Composto por um software de
análise, o sistema utiliza um conjunto de algoritmos de aprendizado que foram
treinados a partir de uma base de dados de ECGs normais e anormais. O programa
faz a triagem desses resultados e os separa em duas categorias. Aqueles em que
não foi possível garantir a normalidade, passam a ter prioridade. 'Quando o
programa alerta sobre alguma alteração grave, é feita uma sinalização de
criticidade no laudo do eletro que imediatamente chega para o médico que está
acompanhando o paciente. Esse alerta também é direcionado aos gestores da
unidade para que possam saber que há um paciente potencialmente grave na
unidade.%u201D



Além disso, segundo o diretor
executivo de padronização e protocolos médicos da organização, o sistema é
capaz de se adaptar a padrões individuais de pacientes e de realizar
diagnósticos mais precisos e específicos ao longo do tempo. Disponível
atualmente em 20 estados, a integração do sistema para todas as unidades da
empresa deve acontecer até o fim de 2023.



 



Central de apoio aos médicos



Por se tratar de uma
interpretação de resultados complexa por parte da equipe médica, o Hapvida
NotreDame Intermédica identificou a importância de estabelecer uma central de
apoio com profissionais especializados para oferecer aos médicos o suporte. 'Por
meio dessa central, o médico que está na emergência tem a possibilidade de
discutir, tirar dúvidas e obter orientações sobre a melhor conduta para cada
paciente.%u201D



Exemplo na prática



Um exemplo prático do impacto
positivo na vida de uma pessoa é o do técnico de manutenção de equipamento
industrial de Fortaleza (CE), Roberto Ribeiro Santos, de 47 anos. Há 7 meses,
ele infartou e foi atendido na emergência de uma Unidade Pública. Após a alta,
retornou para casa e começou realizar exames de rotina, já com o Plano de
Saúde, quando novamente passou mal e, dessa vez, teve um ataque cardíaco.



'Eu comecei a passar mal quando
ainda estava em casa. Não tinha entendido ainda o que era e segui minha manhã
normalmente, indo deixar a minha esposa no trabalho. Mas, no caminho, as dores
começaram a ficar mais fortes e, como eu estava próximo ao Hospital Antônio
Prudente, deixei minha moto no estacionamento e fui para emergência.
Rapidamente fui atendido pela equipe do plantão, que me encaminhou para
realizar os exames, entre eles, o ECG. Em todo momento, a equipe médica ficou
ao meu lado me monitorando. Eu nunca vou esquecer disso, desse acolhimento que
fizeram comigo, porque não é fácil você receber um diagnóstico desses. Graças a
Deus eu estou bem, me cuidando e me recuperando de tudo%u201D, conta o técnico.



Sobre a Hapvida NotreDame
Intermédica



A fusão entre a Hapvida e a
NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa
de saúde e odontologia da América Latina. Com 77 anos de experiência a partir
das aquisições durante sua história no país, a companhia possui mais de 68 mil
colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e
odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um
sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o
aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao
cuidado da saúde por meio de 84 hospitais, 78 prontos atendimentos, 335
clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial,
além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico.
Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta
uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.



 

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