Segunda etapa do V Seminário de Economia da Cultura acontece neste mês em Uberlândia-MG




- Primeira etapa do evento alinhou-se
com o Ministério da Cultura em um treinamento sobre legislação federal



- Evento lançou prêmio Território
Criativo, que vai reconhecer fazedores de cultura de MG. As inscrições vão até
o dia 20 de setembro de 2023



 



A passagem por Uberlândia-MG do diretor de fomento indireto da Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, Odecir Luiz Prata da Costa, no dia 25 de agosto de 2023, reuniu agentes do setor de toda a região em um treinamento, na sede do Sebrae. Além de apresentar números sobre a potência do Triângulo Mineiro para aprovação e captação de recursos para projetos, Odecir tratou da possibilidade e arranjos produtivos e criativos para maximizar a atuação dos agentes locais. O treinamento, que foi inédito em uma cidade do interior (realizado apenas em capitais do Sudeste, Sul e Nordeste) também marcou o lançamento da primeira etapa do V Seminário de Economia da Cultura, que neste ano vem com novidades. A segunda etapa será realizada ainda neste mês (dias 26 e 27 de setembro) e as inscrições serão abertas em breve.

Neste primeiro momento, o Seminário de Economia da Cultura trouxe como debate o tema 'Direitos Culturais na Prática%u201D, com a participação do secretário do Ministério da Cultura, Odecir Luiz Prata da Costa; representando a OAB Uberlândia a advogada, Kátia Bizinotto; estudante do tema e mestre em Artes Cênicas, Danilo Mota e o advogado com atuação no setor cultural, Marcelo Britto.

Essa etapa do Seminário foi concluída com um debate sobre 'As Manifestações Populares e o Desenvolvimento das Cidades%u201D. Com a presença da secretária municipal de cultura de Uberlândia, Mônica Debs; o presidente da Irmandade do Rosário, realizadora da maior festa de Congado do Brasil, Denilson Nascimento, e de Vamberto Figueiredo, da Comunidade dos Nordestinos de Uberlândia, o espaço e os desafios para o reconhecimento das manifestações culturais foram discutidos.

Para Rubem dos Reis, diretor da Balaio do Cerrado Produções, que realiza o Seminário, a participação do Ministério da Cultura foi um sucesso na abertura do V Seminário de Economia da Cultura. 'Contamos com a presença da maioria dos produtores culturais da cidade e o lançamento do Prêmio Território Criativo já teve dezenas de milhares de visualizações em nossa divulgação e centenas de acessos ao formulário de inscrição%u201D, comenta.

Rubem dos Reis explica que o Seminário de Economia da Cultura é um evento que na primeira edição trouxe discussões que à época eram consideradas questões muito distantes e até utópicas. 'Hoje, na quinta edição, temos a materialização no mercado de muitos desses temas. Com o lançamento do prêmio Território Criativo, materializamos o reconhecimento do potencial da cultura na economia e ficamos muito animados para a segunda etapa de nossa programação%u201D, comenta.


 Prêmio Território Criativo

A primeira etapa do V Seminário de Economia da Cultura trouxe como novidade o lançamento do Prêmio Território Criativo. Uma ação inédita no interior e que vai reconhecer ações, projetos, pessoas ou instituições que utilizaram tecnologias artístico culturais gerando impacto positivo ou ganho econômico. Sobre a iniciativa, Rubem dos Reis comentou: 'entendemos economia para além aspecto unicamente financeiro. É a ciência da gestão de recursos. A cultura é muito mais que um segmento. É a base de como fazemos, criamos, produzimos. Em tudo isso temos gente realizando projetos incríveis e que agora terão serão reconhecidos'.

O prêmio, que tem apoio do Grupo Paranaíba de Comunicação, contemplará quatro categorias: Singularidade Artística, Inovação e Solução, Arranjo Produtivo e Transversalidade.

As inscrições para participar do prêmio estão abertas até dia 20 de setembro e podem ser acessadas pelo site da TV Paranaíba (tvparanaiba.com.br). Os vencedores, além de um prêmio de R$ 3 mil reais, receberão um troféu, obra desenvolvida pelo artista plástico Fauster Martins.

O V Seminário de Economia da Cultura é promovido pela Balaio do Cerrado Produções, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da TS Trim do Brasil e conta com o apoio do Grupo Paranaíba e o Sebrae Minas.


 Serviço:

O quê: V Seminário de Economia da Cultura

Onde: Uberlândia

Quando: 26 e 27 de setembro de 2023



 



Programação da 2ª Etapa do V
Seminário de Economia da Cultura:






























Terça - 26 de setembro



Quarta - 27 de setembro



9h



Encontro
da Comissão de Avaliação da Premiação 'Território Criativo%u201D



Painel 3 - 'Comunicação Cultural na
Prática %u2013 da ação ao conteúdo%u201D e 'Todo Jornalista é um Ator%u201D



14h



Painel 1 - 'Cultura x ESG na
Prática%u201D



Painel 4 - 'Cultura, Inovação e
Empregabilidade na Prática%u201D



19h30



Painel 2 - 'Arte Aplicada na
Prática%u201D 


Teatro de animação


 



Palestra
- 'Organizando Ideias, Buscando Estratégias%u201D


Entrega
da Premiação - 'Território Criativo%u201D



 Encerramento - 'Observatório de Cultura%u201D




 

Hapvida NotreDame Intermédica lança primeiro produto, desde a fusão do grupo

Jorge Pinheiro, co-presidente do Sistema Hapvida, recebe o Prêmio Nacional do IBEF

Coral faz apresentação de Natal na Cred Ufu

Hapvida fecha parceria com a Science Valley para ampliar sua atuação na Pesquisa Clínica

assine nossa newsletter