Grupontapé celebra 30 anos e brinda a cidade de Uberlândia-MG com várias apresentações


Espetáculo 'Balaio Popular%u2019, peça tradicional da trupe e que já ultrapassou as fronteiras do Brasil, será apresentado em diferentes regiões da cidade. O bairro Laranjeiras será o primeiro contemplado, neste sábado (17)


O Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia-MG, celebra, neste ano, três décadas de existência e para marcar a data serão realizadas diversas atividades. Em Uberlândia, o grupo começa suas comemorações com apresentações da peça Balaio Popular, que há mais de 20 anos faz parte da história do grupo e que, inclusive, o levou a cumprir agenda fora do país. 

Serão 10 apresentações em várias localidades de Uberlândia, cidade-sede do grupo, e distritos do município. A primeira apresentação será neste sábado (17/08), às 14h30, na Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, localizada na Av. Iraque número, nº 222, no bairro Laranjeiras. 

Essas apresentações fazem parte do projeto Grupontapé 30 anos - aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia com o patrocínio do Sistema Martins e Hotel Mércure - que tem como objetivo levar de forma gratuita  arte, cultura e entretenimento para diversas regiões de Uberlândia, democratizando e facilitando o acesso para a população local. 

A peça é apresentada em um círculo de balaios - com elementos cênicos que resgatam a tradição de contar histórias - e celebra as raízes mineiras através de uma mistura de música, dança, teatro e muita alegria. 'Esta circulação em Uberlândia é uma forma de brindar nossa trajetória com o público e retribuir todo o apoio que recebemos ao longo destas três décadas de atuação do grupo. Queremos chegar mais pertinho do público da nossa cidade que cresceu tanto nesses 30 anos%u2019, comenta a atriz e co-fundadora do Grupontapé, Kátia Bizinotto.

O espetáculo Balaio Popular une a pesquisa do Grupontapé sobre a cultura popular com o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte (MG), grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular. A peça, cuja censura é livre, tem duração de 30 minutos e conta com a participação de quatro atores e um músico.

Acessibilidade

Para garantir que todos possam participar, o espetáculo contará com acessibilidade - cadeiras para crianças e idosos, intérprete de Libras para pessoas com deficiência auditiva. 'É muito importante a inclusão e democratizar ao máximo o acesso aos bens de natureza cultural E assim reafirmamos a nossa missão que é o desenvolvimento humano por meio do teatro.%u2019 afirma Katia Lou atriz e co-fundadora do Grupontapé. 

Programação Confirmada:

Após a apresentação no bairro Laranjeiras, as próximas paradas na cidade de Uberlândia ocorrerão em diferentes bairros e distritos do município, como segue:

24/08/2024, às 10h, no Shopping Park
31/08/2024, às 09h30, na Praça Tancredo Neves, Cruzeiro dos Peixotos
01/09/2024, às 09h30, na Praça Said Jorge, Tapuirama
01/09/2024, às 20h, na Praça José Miguel, Cruzeiro do Sul
28/09/2024, às 18h30, na Praça São João Batista, Martinésia


Serviço:
O quê: Espetáculo Balaio Popular
Quando: 17/08 (sábado)
Horário: 14h30
Onde: Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, Av. Iraque número 222, Laranjeiras
Entrada: gratuita




Cresce adesão aos Workshops da Cred Ufu

Hapvida registra mais de 1,5 milhão de teleatendimentos no Brasil

i9 aproxima cônsul de Ontário das associadas

MadreCor participa da Sipat do Martins

assine nossa newsletter