Hackatri do Tribanco é sucesso

Instituição financeira promove maratona de programação e desenvolvimento e obtém solução para processo interno

Em Hackatri, o Tribanco %u2013 Banco do Triângulo desafiou estudantes, profissionais de TI e empreendedores dos setores de tecnologia e inovação e conseguiu solucionar problema proposto.


Foram 34 horas de imersão durante dois dias de evento. O Hackatri %u2013 o Hackathon do Tribanco - Banco do Triângulo %u2013 instituição financeira do Grupo Martins sediada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro - nos dias 14 e 15 de maio, na própria sede, foi um sucesso. Mais de 100 participantes, entre estudantes, profissionais de tecnologia da informação %u2013 TI e empreendedores dos setores de tecnologia e inovação, além de mentores e apoiadores do Tribanco e do Martins, dedicaram-se na maratona de programação e desenvolvimento, cujo principal objetivo era buscar uma solução para o problema proposto pelo Tribanco: desenvolver um sistema eficaz, com um dashboard amigável, para os varejistas fazerem a gestão das transações com cartão de crédito e débito.

O grupo vencedor foi o que criou o SIMplifica - um aplicativo cujo nome coincidiu  com o sistema integrado do Grupo Martins %u2013 SIM %u2013 e que vai facilitar a administração feita pelos varejistas em relação as conciliações dos valores pagos e a receber oriundos dos cartões de crédito e débito. 'Nós criamos uma ferramenta de fácil acesso que vai simplificar a experiência do varejista na gestão das transações via cartão. Conseguimos desenvolver um aplicativo mobile bastante amigável. Estamos muito felizes com a escolha do nosso projeto, e agora prosseguiremos conversando com o Tribanco para que essa solução seja lançada o quanto antes e ajude milhares de pequenos e médios varejistas%u201D, celebra Tiago Barros, um dos integrantes da equipe que foi premiada com a possibilidade de fechar um contrato com o Tribanco; dois smartphones Samsung Galaxy S6; um Óculos Samsung Gear VR;  R$1.000,00 em compras no site eFácil; uma anuidade de startup na ABStartup; 12 meses de associação à i9 Uberlândia para um membro ou para uma startup; dois ingressos para o Startup Farm Day %u2013 um dos maiores eventos de startups promovido no Brasil e assessoria jurídica do escritório da advocacia Carvalho, Vitorino & Brasão Advogados.

A comissão julgadora do Hackatri foi formada por executivos do Tribanco e também do Grupo Martins que avaliaram os seguintes critérios: aplicabilidade, criatividade, grau de inovação, usabilidade, potencial de impacto no mercado, design da solução, status e evolução da solução, e apresentação do projeto desenvolvido.

Outros dois grupos: 'Confere Aqui%u201D e 'Parangari%u201D também foram premiados, classificados em segundo e terceiro lugares, respectivamente. 

Avaliação

Para o superintendente de inovação do Tribanco, Heitor Barcelos, o evento superou as expectativas. 'Foi um sucesso. A escolha das soluções propostas pelos grupos participantes foi árdua para a comissão julgadora, pois os projetos foram muito criativos. Optamos por aquele que estava mais adiantado e funcional, dentro dos parâmetros do Tribanco. A experiência foi excelente e, com certeza, essa será a primeira de muitas edições do Hackatri - uma das ações que fazem parte da plataforma Tribanco Digital, que visa digitalizar a vida financeira dos nossos clientes, ou seja, muitas coisas boas ainda estão por vir%u201D, comemora.

Segundo o presidente do Tribanco, João Rabelo, a realização do Hackatri vem cumprir a proposta da instituição de estar mais próxima da comunidade de Uberlândia. 'Somos o único banco da cidade. Os outros são agências de outras instituições financeiras, cujas sedes estão em outras localidades do país. Portanto, nós queremos criar mais interação com a sociedade, mais desenvolvimento e, com a contribuição do ecossistema de inovação local, transformar o Tribanco em um banco digital. Temos 40 mil clientes em vários estados do Brasil e precisamos facilitar a vida deles, criar aplicativos simples e ferramentas que os auxiliem no dia a dia. Portanto, eu acredito que esse tipo de evento é um grande passo para que, juntos, possamos pensar em soluções para os nossos varejistas%u201D, ressalta.

Apoio 

O evento foi uma iniciativa do Tribanco, que contou com o apoio da i9 Uberlândia %u2013 centro de desenvolvimento de inovação e tecnologia do Triângulo Mineiro - na organização.  Para o presidente da i9, Robson Xavier, o Hackatri foi uma grande porta aberta para que outros hackathons sejam promovidos na cidade. 'O ecossistema de inovação da região necessita de eventos como esse, que têm o apoio da iniciativa privada e que interagem estudantes e empreendedores. Os participantes do Hackatri tiveram uma oportunidade única. Muitos participaram com o intuito de fazer diferente e é essa energia que precisamos para fortalecer o setor de tecnologia e inovação de Uberlândia e região. Agradecemos ao Tribanco pela confiança%u201D, comenta. 

Para um dos organizadores do evento, Gabriel Ferreira, diretor de projetos da i9, foi uma grande satisfação realizar o Hackatri. 'É gratificante promover eventos como o Hackatri na nossa região, pois é fantástico o resultado que as equipes conseguem atingir em apenas 34 horas de trabalho. Isso demonstra o potencial que temos para nos tornarmos referência em tecnologia e inovação e nos motiva a trabalhar cada vez mais para fomentar o ecossistema de inovação%u201D, ressalta.  

Informações sobre o Tribanco

%u2022 R$ 1,5 bilhão de ativos
%u2022 32 mil clientes 
%u2022 850 funcionários
%u2022 Atuação nacional
%u2022 26 anos de fundação

Grupontapé leva projeto cultural para Pirapora-MG

Oftalmologista da Hapvida NotreDame Intermédica alerta para os riscos do glaucoma

Hapvida NotreDame Intermédica lança campanha Recomendações para um 2024 melhor

Amamentação exclusiva até os seis meses é realidade para menos da metade dos bebês

assine nossa newsletter