Grupontapé de Teatro retorna com o espetáculo 'Tempo de Águas%u201D no palco da Escola Livre, em Uberlândia-MG
Com as atrizes Katia Bizinotto e Katia Lou, no elenco, e a direção de Inês Peixoto (Grupo Galpão) o Grupontapé de Teatro é a primeira Cia. do Brasil a montar o texto da dramaturga argentina Patrícia Zangaro, com a tradução de Eduardo Moreira e Katia Lou.
O espetáculo 'Tempo de Águas%u201D do Grupontapé de Teatro, com as atrizes Katia Bizinotto e Katia Lou e direção da atriz e diretora Inês Peixoto (Grupo Galpão), volta aos palcos, no Teatro da Escola Livre, em uma nova temporada, neste mês de agosto, nos dias: 11, às 20 horas (entrada franca, apresentação em comemoração ao aniversário de Uberlândia, fruto da parceria com a prefeitura da cidade), 12, 13, 19 e 20 (sábado e domingo), sempre às 20h, com duração de 70 minutos e ingressos a preços populares. Essa é uma das ações do projeto de manutenção do Grupo aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
A montagem conta a história de duas mulheres, uma velha e a outra jovem que, confinadas por causa de uma tempestade, refletem sobre a condição de suas vidas em meio a atritos e entendimentos. Um encontro inesperado que traz à tona revelações de um universo feminino, sobretudo humano.
'Tempo de Águas%u201D é um texto da dramaturga Patricia Zangaro, autora argentina de diversos textos teatrais, que coleciona muitos prêmios e suas obras têm sido traduzidas para o português, inglês e francês. O Grupontapé é a primeira companhia de teatro a montar esse texto, no Brasil. No elenco, estão as duas atrizes co-fundadoras do Grupo: Katia Bizinotto e Katia Lou e, na retaguarda, toda a equipe da trupe envolvida no processo.
O espetáculo representa para o Grupontapé a conclusão de um ciclo iniciado em 2009, no qual se propôs a uma trajetória em busca da autonomia artística. Participaram desse ciclo os diretores: Mário Delgado (in memorian), Aryel Gutierrez, Cris Lozano e Eduardo Moreira.
Início da montagem
Os encontros com a direção iniciaram-se já em novembro, uma vez que o interesse era que a estreia se desse dia 22 de abril, data de nascimento das atrizes Katia Bizinotto e Katia Lou. 'A Katia Lou foi a responsável por fazer esse texto chegar às nossas mãos. As duas já haviam lido anos antes, mas lemos juntas e de imediato me apaixonei por ele. Ele me abriu muitas possibilidades de concepção%u201D, conta Inês Peixoto.
Para Katia Lou o texto abordava o que elas estavam buscando construir. 'Mas com uma diferença: já estava pronto e poderíamos nos dedicar então a mergulhar nele. Levando em consideração o início dos nossos ensaios, após a escolha do texto, o processo foi relativamente rápido, mas se olharmos para a história do Grupo praticamente levamos 23 anos para chegarmos até aqui%u201D, complementa.
Leituras, workshops e ensaios aconteceram entre idas e vindas no trecho Uberlândia e Belo Horizonte. O substrato desse trabalho está calcado na experiência e a convivência de quase 23 anos de Grupo dessas duas atrizes, sob a regência de uma direção sensível e atenta.
Além de Inês Peixoto na direção, o grupo contou com a parceria de profissionais de fora e do próprio Grupo que agregaram muito ao processo, como o ator, diretor e dramaturgo Eduardo Moreira, um dos responsáveis pela tradução do texto juntamente com a atriz Katia Lou; o multiartista Flávio Arciole, um grande e antigo parceiro do Grupo que juntamente com Inês Peixoto assina a criação dos figurinos e do cenário; Babaya Morais, preparadora vocal de importantes grupos e artistas, assumiu a direção de texto; Mona Magalhães, uma nova parceira a quem coube a caracterização das personagens; a atriz e diretora Juliana Nazar, que fez a assistência de direção; o premiado iluminador Alexandre Galvão, criador da iluminação dos dois últimos espetáculos do Grupo que, juntamente com Juliano Rodrigues, assinam a iluminação desse trabalho, e Vinícius Alves, que preparou a ambientação sonora do espetáculo e toda equipe do Grupontapé, entre outros profissionais e amigos que participaram do processo.
O Grupontapé de Teatro
Criado em 1994 na cidade de Uberlândia, o Grupontapé tem como missão o desenvolvimento humano por meio do teatro. Realizou diversas montagens de vários autores e de própria autoria, proporcionando reflexão com sensibilidade ao público pelas diversas cidades que circulou, no Brasil e na América Latina.
Focado no processo do teatro de grupo e atuante na organização e representação política da atividade teatral em Uberlândia e no Estado, para além de seus espetáculos o Grupo propõe desde 1998 ações de formação e intercâmbio, e em 2001 com a conquista da sede, suas oficinas permanentes de teatro ganham o nome de Escola Livre do Grupontapé de Teatro.
Fazer um teatro que comunica com o público e que aborda questões ligadas à condição humana sempre foram escolhas naturais do Grupo durante seus 22 anos de trabalho continuado.
SERVIÇO
O quê: Temporada do espetáculo 'TEMPO DE ÁGUAS%u201D do Grupontapé de Teatro
Quando: 12, 13, 19 e 20 de agosto de 2017
Horário: 20 horas
Local: Escola Livre do Grupontapé de Teatro. Rua Tupaciguara, 471. B. Aparecida. Uberlândia-MG
Ingressos: R$ 20,00 inteira %u2013 R$ 10,00 meia. (A bilheteria abre uma hora antes)
Sinopse: 'Uma mulher velha e uma mulher jovem. Confinadas por causa de uma tempestade, refletem sobre a condição de suas vidas em meio a atritos e entendimentos. Um encontro inesperado que traz à tona revelações de um universo feminino, sobretudo humano.
Classificação indicativa: Livre | Duração: 70 minutos |
Ficha Artística e Técnica de 'TEMPO DE ÁGUAS%u201D
Texto: Patrícia Zangaro
Tradução: Eduardo Moreira e Katia Lou
Direção e Concepção Artística: Inês Peixoto
Elenco: Katia Bizinotto e Katia Lou
Direção de Texto: Babaya Morais
Caracterização: Mona Magalhães
Assistência de Direção: Juliana Nazar
Cenário e Figurino: Inês Peixoto e Flávio Arciole
Iluminação: Alexandre Galvão e Juliano Rodrigues
Pesquisa Musical: Babaya Morais e Katia Lou
Preparação Corporal: Cássio Machado
Danças Circulares: Katia Lou
Design Sonoro: Vinicius Alves
Aulas de Kântele: Cateline Ronsse
Equipe Técnica: Juliano Rodrigues e Imanol Tolarechipi
Arte Gráfica: Sofia Benetti
Pintura em tela: Charles Chaim
Mídias sociais: Renan d´Oliveira
Coordenação de Produção: Rubem dos Reis
Equipe de Produção: Marisa Cunha, Aline França
Administrativo-Financeiro: Katia Bizinotto e Eder Florêncio
Camareira: Maria Rosa dos Santos
Boy: Eliene Ricardo
Produção Geral: Balaio do Cerrado
Realização: Grupontapé de Teatro
Apoio: Escola Livre do Grupontapé de Teatro