Alimentação x festas de fim de ano

Manter o equilíbrio alimentar é a dica para não prejudicar a saúde nas festas de fim de ano

Atentar-se à dieta pode evitar dissabores durante as comemorações.

Com a proximidade do Natal e do Réveillon, é natural que as pessoas se preparem para participar das festas de confraternização, que marcam as datas. Sempre com muita fartura, as ceias dispõem de cardápios variados para agradar o paladar de todos nesses eventos já conhecidos como grandes desviadores da dieta saudável. 

Todavia, em meio a tanta guloseima, é bom a pessoa ficar atenta à saúde. O excesso de gordura, fritura e até do álcool pode atrapalhar as festividades de quem não se policiou para aproveitar com equilíbrio esses momentos tão especiais. 

O clínico geral do Madrecor Hospital, Tiago Ferolla Nunes, reforça que a saúde agradece a moderação e a prudência, na hora de sentar-se à mesa. 'As pessoas precisam se atentar ao que estão ingerindo. Tomar bastante água e evitar o excesso%u201D, resume.

Segundo o médico, normalmente os alimentos consumidos nessas confraternizações são extremamente calóricos, ricos em gorduras, além da grande quantidade de doces, sobremesas e bebidas alcóolicas. 'Por isso devemos ser criteriosos na hora de escolher o que se vai comer. A ideia não é deixar de ingerir as preparações tradicionais dessa época, mas sim se atentar à quantidade ingerida%u201D, sugere Tiago Ferolla. 

O médico separou algumas dicas:

%u2022 Escolha um horário para comer para que não passe o tempo todo beliscando. A dica é fazer um prato, saboreando os alimentos, sem esquecer-se de colocar também salada para equilibrar a refeição.
%u2022 Mastigue bem os alimentos comendo bem devagar para facilitar a digestão.
%u2022 Não coma por impulso, lembre-se que, além dos aperitivos, virão os pratos principais e as sobremesas. 
%u2022 Em meio a aperitivos bem gordurosos, escolha no máximo um tipo de fritura e consuma-a em pequena quantidade. 
%u2022 Não é necessário pular a sobremesa, somente evite aquelas ricas em açúcares e gorduras como sorvete, chocolate e chantilly, optando por outras à base de frutas como, por exemplo, banana flambada, salada de frutas ou torta de maçã. 
%u2022 Evite o consumo excessivo de bebidas alcóolicas, pois elas vão dificultar a digestão, sobrecarregando o fígado. O ideal é intercalar a ingesta de água com a bebida. 

Sicoob Creditril inaugura sede própria no Prata-MG

Alunos de teatro tem projeto no Cartase

Cooperado do Sicoob Creditril é contemplado em promoção nacional do Sicoob

Hapvida NDI promove Jornada Científica Nacional para discutir e implantar melhorias na saúde feminina no Brasil

assine nossa newsletter