Empresa de Uberlândia é destaque em IoT

jOEE desponta em evento de aceleração nacional e projeta Uberlândia como polo de IoT da América Latina. 


 


A IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas é a conectividade entre objetos, dispositivos e o ambiente em que vivemos (clima, trânsito, eventos, etc), gerando uma enorme quantidade de dados que são analisados em conjunto (Big Data), buscando interação com as pessoas no seu dia a dia. A IoT tem se destacado no mercado de TI, sendo foco de gigantes como IBM, Cisco, Intel, Google e Microsoft. Conforme aponta a equipe da Accenture Institute for High Performance em artigo publicado na Harvard Business Review, a IoT será a grande aliada de cidades e países em desenvolvimento em busca de crescimento econômico, com o poder de incrementar a competitividade e o bem-estar social. (http://hbrbr.com.br/como-a-internet-das-coisas-pode-levar-a-proxima-onda-de-crescimento-no-brasil/)


Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a empresa JA Tecnologia avança nessa área e já ganhou reconhecimento nacional, especificamente em IIoT (Industrial Internet of Things). Trata-se da startup jOEE, fundada a partir do desenvolvimento realizado pela empresa em 2014. A jOEE recentemente, participou do maior programa de aceleração nacional, o Startup Farm. Ao final da aceleração, a jOEE foi selecionada para participar do Startup Wall da Futurecom 2015, sendo a única a apresentar uma solução na área de IoT durante o DemoDay.


 


Segundo o diretor da empresa, Jardel Vieira, a experiência foi relevante. 'Foi um período incrível de aceleração e muitos contatos. Uma confirmação que tivemos é sobre a importância das empresas de tecnologia da informação - TI, serviços, indústrias, organizações e poder público das cidades traçarem estratégias para aproveitar ao máximo a onda de inovação gerada pela IoT, incluindo sua aplicação em Smart Cities, Industrial IIoT (nossa área de atuação com o jOEE), Smart Mobility e outros%u201D, conta.


Segundo Vieira, diante de todo contexto exposto no evento, é grande a aposta para que Uberlândia torne-se um polo de IoT na América Latina. 'Eu acredito muito nisso, já que temos setores acadêmicos, industriais, agronegócios, serviços, telecom e tecnologia da informação bem estruturados%u201D, argumenta.


Além disso, vários estudos apontam que as startups são um elemento chave para que a IoT gere benefícios rapidamente à sociedade. 'Então, nesse item Uberlândia também está bem posicionada: em 2016 teremos o primeiro case de Industrial Internet of Things em larga escala no Brasil, com a implantação do jOEE em todas as plantas da JBS Couros. Temos propostas aprovadas para o próximo ano em outras aplicações de IoT, por exemplo na área de Ambiência Produtiva - o conceito de Smart City aplicado dentro de empresas - em parceria com uma multinacional dinamarquesa que atua na fabricação de iluminação LED (HeSaLight)%u201D, exemplifica Jardel Vieira.


A i9 Uberlândia %u2013 Associação das Empresas de Tecnologia da Informação também acredita que Uberlândia pode ser polo de IoT e, em parceria com a jOEE, traça algumas estratégias para colocar o projeto em prática. 'Acreditamos que é necessário nos aproximarmos mais do governo municipal, dos órgãos públicos e privados, instituições de ensino para que esse ideal se torne realidade. Já estamos nos articulando para isso e, com o esforço e a união de todos, teremos uma base sólida para atuar e alcançar esse objetivo, que é mais uma causa abraçada pela nossa entidade%u201D, afirma o presidente, Robson Xavier.

Hapvida encerra primeiro trimestre de 2024 com trajetória de crescimento e Ebitda de R$ 1 bilhão

Inscrições para a 2ª etapa do V Seminário de Economia da Cultura estão abertas

Artistas de Brasília-DF realizarão espetáculo e oficina teatral de graça em Uberlândia-MG

Fritadeira elétrica é uma boa alternativa para a preparação de alimentos saudáveis

assine nossa newsletter