CITU inaugurará programação em Uberlândia

O Circuito Independente do Teatro de Uberlândia - CITU inaugura a programação com o espetáculo 'Tempo de Águas%u201D do Grupontapé 
Apresentação será no primeiro fim de semana de maio, na Escola Livre.

O Circuito Independente do Teatro de Uberlândia %u2013 CITU estreará a programação com 'Tempo de Águas%u201D, espetáculo do anfitrião do projeto, o Grupontapé, nos dias 04 e 05 de maio deste ano, às 20h e às 19h respectivamente, na Escola Livre localizada na Rua Tupaciguara, 471, em Uberlândia-MG. 

Desde março deste ano, vários artistas e grupos da cena teatral de Uberlândia se uniram para promover uma agenda de apresentações durante todo o ano de 2019 aos espectadores da cidade. Nasceu então o CITU %u2013 Circuito independente do Teatro de Uberlândia %u2013 Edição 2019.

A ideia surgiu de uma conversa, no ano passado, entre cinco artistas teatrais da cidade: Camila Tiago, Giovanna Parra, Mario Leonardo, Rafael Michalichem e Tamara dos Anjos. Juntos eles reuniram grupos, coletivos e artistas independentes que estão produzindo Teatro atualmente em Uberlândia para promover uma agenda anual de espetáculos. O intuito é oferecer teatro acessível e de qualidade ao público uberlandense e da região, além de fomentar o teatro produzido na cidade e proporcionar movimento nos equipamentos culturais. 'Só nos últimos meses de 2018, estrearam quatro espetáculos produzidos em Uberlândia. Somando aos espetáculos já existentes, chegamos a um número que preenche a agenda cultural da cidade para esse ano todo%u201D, afirma Giovanna Parra. 'É preciso reconhecer não só a quantidade, mas também a qualidade do Teatro que se produz na cidade, muitas vezes equiparável ao que se produz de teatro alternativo dos nos grandes centros%u201D, completa.

A Escola Livre do Grupontapé de Teatro foi o palco escolhido para sediar esta edição. A agenda já está fechada com apresentações para os mais diversos públicos. De acordo com Mario Leonardo 'o grande trunfo do Circuito é a possibilidade de ter uma programação de qualidade com praticamente uma peça diferente por semana, proporcionando assim as mais diversas experiências para o público que virá ao teatro%u201D.

A programação do CITU começará em maio e seguirá sempre nos três primeiros finais de semana de cada mês, durante todo este ano, com uma variedade de estilos e produções teatrais da cidade de Uberlândia. Ao todo são 25 espetáculos no total de 22 grupos. 


A peça de abertura

A peça 'Tempo de Águas%u201D estreou em maio de 2017, completando, portanto, no CITU, 02 anos de existência. De lá para cá o espetáculo já foi apresentado 36 vezes, tendo circulado em seis cidades mineiras, além das temporadas em Uberlândia.  

Em cena destacam-se duas atrizes co-fundadoras do Grupo: Katia Bizinotto e Katia Lou e, na retaguarda, toda a equipe da trupe envolvida no processo, sob a regência da diretora Inês Peixoto, com a assistência de Juliana Nazar. A diretora também assina a concepção artística do espetáculo, além do cenário e figurino realizado em parceria com o artista Flávio Arciole. 

O texto da dramaturga argentina Patricia Zangaro, traduzido por Eduardo Moreira e Katia Lou, conta a história de duas mulheres, uma velha e a outra jovem que, confinadas por causa de uma tempestade, refletem sobre a condição de suas vidas em meio a atritos e entendimentos. Um encontro inesperado que traz à tona revelações de um universo feminino, sobretudo humano. 

Nesse trabalho o Grupo manteve a parceria iniciada no espetáculo 'Por de dentro%u201D com a preparadora vocal Babaya Morais e com o iluminador Alexandre Galvão, e, com a importância da caracterização das personagens o Grupo ganhou uma nova parceira, Mona Magalhães, mineira que vive no Rio de Janeiro e é responsável por trabalhos reconhecidos e premiados na área.

'Tempo de Águas%u201D traz à tona revelações de um universo. Com uma estética minimalista e simbólica, o espetáculo propõe um mergulho numa história atemporal e sem fronteiras para refletir a condição da mulher - submissa à estrutura do patriarcado - sobre os vários aspectos das relações humanas: os conflitos, a disputa de poder, a tolerância, a escassez, o não lugar, as impossibilidades, as opressões. Os quais são representados pelas figuras arquetípicas da anciã e da jovem. Com uma equipe quase toda composta por mulheres, o texto e os anseios foram inspirações para colocar em cena, de forma poética, a tomada de decisão pelo conhecimento como força do feminino para vencer a opressão e o esquecimento. 

O Grupontapé de Teatro 

Criado em 1994 na cidade de Uberlândia, o Grupontapé tem como missão o desenvolvimento humano por meio do teatro. Realizou diversas montagens de vários autores e de própria autoria, proporcionando reflexão com sensibilidade ao público pelas diversas cidades que circulou, no Brasil e na América Latina.

Focado no processo do teatro de grupo, para além dos espetáculos o Grupontapé mantém, desde 2001, a Escola Livre do Grupontapé de Teatro, espaço de formação e intercâmbio na cidade de Uberlândia, onde é atuante na organização e representação política da atividade teatral. 

Fazer um teatro que comunica com o público e que aborda questões ligadas à condição humana sempre foram escolhas naturais do Grupo durante seus 24 anos de trabalho contínuo. 

Serviço:
O quê: CITU - Espetáculo: Tempo de Águas
Grupo ou Artista: Grupontapé 
Datas: 04 e 05/05
Horário: sábado às 20h e domingo às 19h
Local: Teatro da Escola Livre do Grupontapé de Teatro

Trupe de Truões estreará espetáculo adulto para celebrar 19 anos de estrada

Cooperativas se unem em campanha solidária

Espetáculo Liquidados no 7º Festival Ruínas

Inscrições para as oficinas do 10º Festival Cenas Curtas de Uberlândia estão abertas

assine nossa newsletter