Inscrições para as oficinas do 10º Festival Cenas Curtas de Uberlândia estão abertas


As oficinas são gratuitas e serão realizadas entre os dias 24 e 27 de abril 

As inscrições para as oficinas do 10º Festival Cenas Curtas de Uberlândia estão abertas. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (14/04), pela Escola Livre do Grupontapé e o Grupontapé, grupo teatral do interior de Minas Gerais, que são organizadores do evento. As pessoas interessadas devem fazer a inscrição por meio do link, até o próximo dia 21. 

Tanto as inscrições como as oficinas são gratuitas. Ao todo são cinco atividades formativas disponíveis para o público. Quatro presenciais e uma on-line. 
As oficinas serão realizadas entre os dias 24 e 27 de abril, na Escola Livre do Grupontapé, localizada na rua Tupaciguara, 471, no bairro Aparecida e on-line via plataforma cujo link será enviado aos inscritos. 

O festival é realizado pela Escola Livre do Grupontapé e pelo Grupontapé, por meio do incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e PMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia-MG, e conta com o patrocínio de diversas empresas parceiras da companhia de teatro. Todas as atividades serão oferecidas gratuitamente para o público.

Programação das oficinas 

Oficina presencial

Nome: AI DE MIM! CRIAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE REPERTÓRIOS MELODRAMÁTICOS 

Ministrantes: Amanda Barbosa e Welerson Filho 

Currículo: 
Welerson Filho: Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Santa Catarina, Welerson Filho é ator, diretor, pesquisador e professor de teatro. Desenvolve pesquisas e práticas na área de teatro de animação, melodrama e teatro físico.  Atualmente integra a Cia. Os Mascaratis e a Cia. Não é o Caso e já participou de importantes grupos teatrais de Uberlândia e região atuando em mais de 20 espetáculos teatrais que circularam em diversos festivais e mostras no Brasil e no exterior.

Amanda Barbosa: Atriz, pesquisadora, gestora e professora de Teatro. Graduada em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolve pesquisas em torno dos processos criativos do ator, suas linguagens e especificidades. Integrante da Trupe de Truões, onde coordenou o NuMel - Núcleo de pesquisa em melodrama. Além do fazer artístico, atua coordenando as atividades ligadas à comunicação e divulgação dos projetos executados pelo grupo.

Cidade: Uberlândia/MG 

Data: 25 e 26/04/2023

Horário: 19h às 22h

Duração: 6h

Público-alvo: Artistas, curiosos e interessados na linguagem melodramática
Faixa etária: a partir de 16 anos.

Quantidade de vagas: 25

Ementa: Essa oficina tem como objetivo experimentar e criar repertórios para atrizes e atores a partir da experimentação de jogos e exercícios melodramáticos. A metodologia se baseia nos estudos e práticas desenvolvidas pelo teatrólogo francês Philippe Gaulier e pelo diretor e professor Paulo Merisio. Além disso, também serão acionados elementos utilizados nos espetáculos de circo e teatro. A oficina será pautada pela experimentação de técnicas, códigos e elementos da linguagem melodramática (ex: Povo de Paris, Coro, Círculo Melodramático, Papéis-tipo etc) a partir de jogos populares e jogos teatrais. Durante os jogos os participantes poderão construir um repertório melodramático que pode ser aplicado não apenas dentro da linguagem do melodrama, mas também em outras experiências e modalidades artísticas.

Oficina presencial

Nome: QUEDA LIVRE - INICIAÇÃO À PALHAÇARIA
Ministrantes: Lori Moreira - Companhia Caxangá
Currículo: Pesquisadora da palhaçaria desde 2009, Lori Moreira iniciou o seu percurso e busca artística através de estudos complementares em circo, teatro e música. Participou de todos os módulos dos cursos livres do Galpão Cine Horto, é formada pelo Teatro Universitário da UFMG e também por mestres e mestras da palhaçaria e de outras artes como Adriana Morales, Biribinha, Ésio Magalhães, Janaína Morse, Babaya, Stephan Brodt (Amok), entre outros.

Cidade: Belo Horizonte/MG 

Data: 25 a 27/04/2023

Horário: 08h30 às 12h30

Duração: 12 horas

Público-alvo: Mulheres cis, trans e pessoas não-binárias que sejam estudantes de teatro, artistas ou interessadas na linguagem da palhaçaria. Não exige experiência prévia.

Faixa etária: a partir de 16 anos.

Quantidade de vagas: 20

Ementa: Em queda, o corpo que se entrega ao espaço, se lança livremente ao desconhecido. Ao abismo de nós mesmos, buscando em si a leveza da bobagem e do ridículo. 

Nessa vivência, introduzimos a linguagem da palhaçaria através de exercícios e jogos de estado, escuta, presença, entre outros. Instigamos memórias e afetos em busca de um pensamento primário, livre de julgamentos sociais e morais. Em busca do humano, essa essência que transita entre o feio e o belo, o poético e o grotesco, o amor e o ódio.

Oficina presencial

Nome: DANÇA CONTEMPORÂNEA - OLHAR ATENTO E PRESENTE 

Ministrantes: Jhonatan Rios 

Currículo: Bailarino ccom formação de 8 anos no Núcleo de Estudos da Dança. Formado em Licenciatura/bacharelado em Teatro na Universidade Federal de Uberlândia. Diretor da Cia It.

Atualmente ministra aulas de dança Contemporânea e balé clássico na Prefeitura Municipal de Uberlândia. Diretor geral do Centro Cultural Casa It, diretor artístico da Cia It e Grupo Jovem Casa It.

Cidade: Uberlândia/MG

Data: 26 e 27/04/2023

Horário: 14h às 17h

Duração: 6h

Público-alvo : Público em geral. Com ou sem experiência.

Faixa etária: Acima de 16 anos

Quantidade de vagas: 20

Ementa: A oficina propõe um trabalho de conscientização corporal na busca de uma expressividade latente e sincera.

A proposta percorre por técnicas de meditação como Vipassana e Anapanna, técnicas de dança como a eutonia, a dança moderna, o trabalho de sistematização de Rudolph Laban e floorwork, por fim na busca de uma expressividade honesta do corpo buscaremos no jogo teatral a percepção e clareza nas intenções do movimento, desde o surgimento do desejo até a manifestação do mesmo a partir de jogos de improvisação.

Oficina presencial

Nome: SENTIDO E PALAVRA - TRÂNSITO ENTRE TEXTO E CENA 

Ministrantes: Juliana Marques 

Currículo: Atriz e professora de Teatro, graduada pela Universidade Federal de Uberlândia, desde de 2019. Iniciou suas atividades no Teatro aos 17 anos, na cidade de Ituiutaba junto ao Teatro Vianinha. Desde o início de sua trajetória, palco e sala de aula se esbarraram, fato que se repete no ato e na potência, norteando seu caminho como artista educadora.

Cidade: Uberlândia/MG

Data: 24 e 25/04/2023

Horário: 13h30 às 17h30

Duração: 8h de duração (em 2 dias de oficina) ** podendo sofrer alterações caso necessário**

Público-alvo : Atores e não atores

Faixa etária: Acima de 15 anos

Ementa: Esta proposta tem o objetivo de trabalhar a compreensão e interpretação do texto escrito, transpondo-o para a cena. Através de uma investigação da palavra e seus múltiplos significados, o desejo é descobrir como cada voz dá sentido a esta palavra. Mais do que 'brincar com voz%u201D e explorar o seu aspecto fisiológico, o desejo é alcançar em corpo e palavra os sentidos do que se diz.

Para este trabalho bebo em duas referências. A primeira é o método de 'Análise Ativa%u201D proposta por Stanislávski e estudado por Nair Dagostini em sua tese ' O método de análise ativa de K. Stanislávski como base para a leitura do texto e da criação do espetáculo pelo diretor e ator%u201D, em que há uma investigação do texto escrito e um desejo de compreender a fundo os seus sentidos, transformando-o em ação. A segunda referência, trata-se da compreensão da ideia de 'Teatro Físico%u201D, abordada por Marcio Dias em sua dissertação intitulada 'Conduções Cênicas %u2013 A 'açon%u201D e o movimento através dos princípios e procedimentos metodológicos de Gilles Gwizdek%u201D.

A oficina deseja abordar, em partes, esses dois pontos de vista a respeito da relação corpo-voz e texto, investigando através de propostas cênicas as potências possíveis.

Oficina on-line

Nome: ERA UMA VEZ NA FRONTEIRA SELVAGEM

Ministrantes: Núcleo Coelhos Mordem / Eduardo Gasperin 
Currículo: Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP, Mestre em Artes pela UFU, bacharel em Artes Cênicas pela UFGD e licenciado em Teatro pela FAMOSP. Atua no entrelaçamento da prática artística - narração de histórias, teatralidades e performatividades - com a educação por vias decoloniais e antirracistas desde Abya Yala (terra em florescimento). Está professor de educação básica no estado de Minas Gerais e professor substituto de pedagogia do teatro na Universidade Federal de Uberlândia. é co-fundador do núcleo coelhos mordem, que desde 2018 investiga procedimentos performativos e narrativas comunitárias ao Sul do Sul de nossa América - Argentina, Bolívia, Paraguai e Peru.

Cidade: Uberlândia/MG (On-line)

Data: 25 e 26/04/2023 

Horário: 19h às 22h

Duração: 4 horas/aula

Público-alvo: Educadoras e artistas da cena

Faixa etária: a partir de 18 anos

Quantidade de vagas: 20

Ementa: A proposta de oficina visa abordar possíveis modos de narrar histórias a partir de materiais cotidianos ou extra cotidianos, e a sua transformação em estímulo composto (via process drama) para proposições narrativas performativas para crianças de todas as idades. As histórias que povoarão a oficina são de raízes orais de povos originários indígenas, andinos e afrodiaspóricos.

Serviço:
O quê:  Inscrições para as oficinas do 10º Festival Cenas Curtas de Uberlândia
Onde: Uberlândia

Programação das atividades do festival 

Quando:  24 a 30/04/2023 
24 a 27/04/2023: oficinas 
27/04/2023 às 19h30: Intercâmbio com bate-papo entre os selecionados 
28 a 30/04/2023 às 10h30: apresentação das cenas curtas
O projeto conta ainda com duas contrapartidas, uma live sobre produção cultural no pós-pandemia que acontecerá durante o evento e quatro sessões da palestra 'Por dentro das artes cênicas%u201D para alunos da rede pública de ensino, que foi adiada para outra data em virtude dos atentados às escolas que vêm ocorrendo ultimamente.

Onde: Escola Livre do Grupontapé - Rua Tupaciguara, 471 - Bairro Aparecida e Canal do Grupontapé no YouTube.
Observação: os ingressos serão retirados pelo Sympla.



Grupontapé vai movimentar Uberlândia com o projeto cultural

Gui Ferreira lança clipe

Cred Ufu está na Semana da Família Rural

Sicoob Creditril é parceiro do campeonato brasileiro de tiro

assine nossa newsletter