Grupontapé compartilha 'Aula Aberta%u201D para adolescentes de Uberlândia-MG

Atividade, conduzida com os jovens do curso de teatro da Escola Livre, será voltada para o público escolar e aberta à comunidade



O Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia, compartilhará com o público, de forma gratuita, no dia 21 de junho, às 20 horas, na Sociedade Eunice Weaver, localizada na rua Quintino Bocaiúva, n° 2970, bairro Lagoinha, uma 'Aula Aberta%u201D, que é direcionada a adolescentes de 11 a 15 anos de idade, que fazem parte da oficina gratuita de Jogos Teatrais. As aulas acontecem desde de março e encerram-se em junho deste ano.

 
Durante a oficina, os alunos tiveram contato com jogos e técnicas teatrais, além de conhecerem o espaço da Escola Livre do Grupontapé e também entenderem um pouco sobre os bastidores do fazer teatral.

 
As aulas fizeram parte do projeto de Manutenção do Grupontapé e Atividades Complementares, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), que teve início em 2019, mas com a pandemia do Covid-19, em 2020, teve de ser adaptado para um formato virtual e, no final do ano passado, voltou a oferecer atividades presenciais.

 
Na etapa virtual, o projeto contemplou a disponibilização de três espetáculos do Grupontapé em repertório e quatro contos. Além disso, foram realizadas seis atividades formativas, por meio de lives (oficinas, palestras, compartilhamento, bate-papo e workshop). 'Na etapa presencial, após a pandemia, foram realizadas diversas apresentações teatrais nos bairros da cidade e outras atividades na Escola Livre do Grupontapé, contabilizando um público de mais de 1.600 pessoas, até o final do ano passado%u201D, informa a diretora do Grupontapé, Kátia Bizinotto.

 
Segundo Katia Bizinotto, a oficina de Jogos Teatrais, realizada na ONG Eunice Weaver, foi mais uma das atividades presenciais que o projeto previa para o primeiro semestre de 2023.  'Para divulgar a oficina, levamos apresentações teatrais para escolas do entorno da ONG, a fim de incentivar os jovens a vivenciarem a experiência teatral e convidá-los a fazerem a oficina. Foram mais de 1.000 crianças e adolescentes atingidos com as apresentações%u201D, informa.

 
Essa ação do projeto tem o apoio da Lei Rouanet, por meio do Ministério da Cultura, e é realizada pelo Grupontapé e Escola Livre do Grupontapé em parceria com o Instituto Nelson Merola, do Grupo Maqnelson.
 

A parceria com o Instituto Nelson Merola (Grupo Maqnelson)

Segundo Kátia Bizinotto, a parceria iniciou com o patrocínio do Grupo Maqnelson, o que permitiu à companhia de teatro estender as atividades do projeto, tanto em ações quanto em localidades. 'E foi assim que o Grupontapé se aproximou da sociedade Eunice Weaver, ONG assistida pelo Instituto Nelson Merola, que investe em ações e projetos, especialmente voltados para crianças e jovens, de cunho cultural e artístico, com projetos e programas oferecidos para a comunidade do entorno%u201D. 

 

A 'Aula Aberta%u201D

O compartilhamento da finalização do curso faz parte da proposta do Grupontapé de ampliar o acesso ao teatro, por isso o Grupo receberá em sua sede, no dia 20/06, turmas de jovens de uma escola pública. Na oportunidade, a companhia de teatro vai compartilhar a palestra 'Por dentro das Artes Cênicas%u201D, ensinando, principalmente, as características e fundamentos do teatro, e depois o público assistirá a uma 'Aula Aberta%u201D com os jovens participantes da oficina.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Livre do Grupontapé, Katia Lou, esse compartilhamento é uma forma de ampliar o acesso ao teatro, tanto por parte do público, como também dos jovens participantes da oficina. 'Vamos abrir o espaço para falar de teatro e assistir uma aula de jogos teatrais, favorecendo o entendimento dos diversos aspectos trabalhados nesta arte%u201D, conta. 'Nós chamamos de 'Aula Aberta%u201D, porque neste primeiro contato nossa prioridade não foi uma montagem com os jovens, mas sim uma aproximação dos fundamentos, técnicas e princípios do teatro, tão bem esclarecidos pelos jogos teatrais%u201D, explica.

 

Além dessa atividade, os jovens participantes compartilharão o resultado da oficina no dia 21/06, às 20 horas, no Instituto Eunice Weaver. Uma oportunidade aberta a toda a comunidade com entrada gratuita.

 

Serviço:

O quê: Aula Aberta de teatro %u2013 turma jovens 
Quando: 21 de junho de 23
Horário:  20h
Onde: Sociedade Eunice Weaver - Rua Quintino Bocaiúva, 2970 - Bairro Lagoinha
Mais informações pelo telefone: 3213-1325 

Uberlândia-MG receberá, neste domingo, encerramento de turnê em homenagem à Elis Regina

Diretor da Fundep faz balanço do Lemonade TM

Grupontapé segue na estrada com espetáculos e atividades formativas em Uberaba-MG

Flores Arrancadas à Névoa é atração do CITU

assine nossa newsletter